Em Aparecida, AGM conhece boas práticas para sugerir a municípios goianos

Por Allan David

5 de fevereiro de 2021

Por Allan David

5 de fevereiro de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

Iniciativas da gestão municipal atraem o interesse também de cidades de outros estados

“Parece até que estamos num outro estado, num outro país, com a qualidade dos serviços prestados aqui em Aparecida.” Foi essa a afirmação que o presidente da Associação Goiana dos Municípios, Paulo Sérgio de Rezende, usou para resumir as impressões dele sobre os serviços da Prefeitura de Aparecida que ele conheceu nesta sexta-feira (05).

Recebido pelo prefeito Gustavo Mendanha, Paulo Sérgio esteve em Aparecida numa visita cortesia da AGM. Assim como vários municípios goianos, a exemplo de Goianésia e Bela Vista, e de cidades de outros estados, como Gaspar (SC) e Batatais (SP), a Associação busca em Aparecida referências de boas práticas de gestão pública para sugerir aos prefeitos.

Uma das realizações da Prefeitura de Aparecida apresentada à AGM foi a do programa Cidade Inteligente. A iniciativa faz uso da tecnologia para desonerar o erário, aumentar a transparência, universalizar o acesso aos serviços públicos e aumentar a efetividade da segurança pública com videomonitoramento da cidade.

Para isso, Gustavo Mendanha mostrou a Paulo Sérgio as dependências e o funcionamento, na prática, do Centro de Inteligência Tecnológica, o CIT. Localizado no complexo da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela, o CIT é o local onde são processadas, por exemplo, as imagens das 650 câmeras de alta definição, equipadas com inteligência artificial, que já monitoram Aparecida através do programa Cidade Inteligente.

“Há muitos anos Aparecida se tornou referência, obviamente, com as boas práticas que nós temos na cidade. Nesse sentido, tanto eu quanto toda a minha equipe estamos à disposição para que possamos replicar os cases de sucesso em muitos municípios não só goianos, mas também de outros estados brasileiros”, comentou o prefeito Gustavo Mendanha.

O presidente da AGM reconheceu a larga envergadura dos benefícios gerados para a população a partir dessas iniciativas. “Estou muito entusiasmado com tudo o que vi hoje em Aparecida. Saio daqui de alma lavada em saber que há uma gestão municipal tão próspera no estado de Goiás, como a do prefeito Gustavo Mendanha”, declarou Paulo Sérgio.

Modelo em vacinação

A convite de Gustavo, Paulo Sérgio – que é ex-prefeito de Hidrolândia – acompanhou também a vacinação de idosos e profissionais da saúde contra a Covid-19 no drive-thru da Cidade Administrativa. Só no primeiro dia de imunizações em drive-thrus, a Secretaria de Saúde de Aparecida aplicou 1.140 doses nesse público prioritário.

Segundo afirmou o presidente da AGM, Aparecida já é uma cidade modelo também na vacinação contra a Covid. “São 5 mil idosos e profissionais da saúde sendo vacinados, e a gente vê aqui que tudo funciona perfeitamente.”

O protético dentário Célio Alves Pereira, que mora e trabalha em Aparecida, aguardava nesta sexta-feira para receber o imunizante. “Tomar a vacina é um fator de proteção não só para a gente, mas para toda a humanidade. Assim, poderemos voltar à vida normal o mais rápido possível”, disse Célio Alves.

Célio foi um dos profissionais que o prefeito Gustavo Mendanha e o presidente Paulo Sérgio viram ser imunizados hoje. E na fila de carros estava também a aposentada Regina Alves, de 86 anos, moradora do bairro Cruzeiro do Sul. Ela recebeu os cumprimentos de Gustavo.

Dona Regina Alves parabeniza prefeito Gustavo pela vacinação – Foto: Rodrigo Estrela

Visita ao Anfiteatro Municipal

Na visita cortesia da AGM ao município de Aparecida, a comitiva passou também pelo Anfiteatro Municipal, que teve as obras concluídas recentemente. Por iniciativa da Prefeitura de Aparecida, o novo local de eventos culturais, com capacidade para 606 espectadores, será batizado com o nome do sertanejo Leandro. É um reconhecimento ao desejo que ele manifestou – e que foi concretizado após sua morte – de ajudar, com uma casa de apoio em Aparecida, doentes em tratamento contra o câncer. Essa enfermidade o vitimou em 1998.