Em Aparecida, blitz educativa dá início à Semana Nacional de Trânsito

Por Lígia Mariani

18 de setembro de 2017

Foto: Enio Medeiros

Aparecida de Goiânia, 18 de setembro de 2017 – O prefeito em exercício Veter Martins e o secretário de Mobilidade e Defesa Social, Arnaldo Leite, deram início a Semana Nacional de Trânsito com blitz educativa realizada na Avenida Independência, no setor Central, em Aparecida. Na manhã desta segunda-feira 18, vários motoristas foram abordados por Veter, por agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTA) e a guarda mirim e receberam orientações, além de kits com folhetos educativos.

O tema da campanha nacional deste ano é “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”. E durante toda semana será realizado uma série de atividades como blitze e palestras educativas, até o dia 25 de setembro. “Aparecida já vem desenvolvendo essa campanha ao longo dos anos e tem tido um resultado eficiente. Essas ações só veem para enfatizar a importância na educação do transito. E não é só motorista. Por isso as ações tem que ser nas escolas, com os pedestres, com os bicicleteiros, enfim, com toda população”, enfatizou Veter Martins.

Segundo o secretário de Mobilidade, Arnaldo Leite o principal objetivo é garantir a segurança de todos e preservar a vida do cidadão. “Nossos agentes de trânsito vão estar nas ruas distribuindo panfletos e adesivos educativos. Estaremos concientizando as pessoas a andarem pela faixa de pedestre, não beberem se forem dirigir, transportar as crianças corretamente com uso da cadeirinha e sempre utilizar o capacete”, destacou.

As palestras serão ministradas por educadores de trânsito da SMTA juntamente com os educadores de trânsito do Dentran-GO, nos dias 19, 21 e 25 de setembro, a partir das 8h, respectivamente, nas escolas EMEI Professora Vinovita Guimarães da Silva, Colégio Mané Ventura e Colégio Village Garavelo. As blitze ocorrerão nos dias 18, 20, 21 e 22 de setembro, sempre às 8h30, respectivamente, nas seguintes avenidas: Independência, Igualdade (ao lado do Cais do Garavelo), Rio Verde (em frente a Fonte TV) e São Paulo (em frente ao Correios).

De acordo com o secretário executivo da pasta e coordenador das ações, Luziano Costa, a campanha ajuda a população a identificar qual seu papel no trânsito e fazer uso das vias de forma correta, tanto para os motoristas quanto para os pedestres. “É preciso que o motorista se conscientize e pare nas faixas, dando passagem aos pedestres. Em Aparecida temos trabalhado por um trânsito com mais mobilidade. Estamos todos engajados nesta campanha, que tem como principal objetivo tornar os motoristas e pedestres mais conscientes de seus direitos e deveres no trânsito“, concluiu.

Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, do Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.