Em Brasília, Veter Martins e Vanderlan Cardoso buscam recursos para Aparecida

Por Rafael Freitas

13 de julho de 2020

Foto: Divulgação

O vice-prefeito de Aparecida, Veter Martins, o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães,  e o senador por Goiás Vanderlan Cardoso, estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 13, com ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, em Brasília. A comitiva tratou de assuntos referentes ao combate a Covid-19 no município de Aparecida de Goiânia.

“Apresentamos o trabalho que tem sido realizado em Aparecida no enfrentamento ao coronavírus e o ministro interino da saúde se demonstrou muito solicito aos nosso pleitos. Ele também levantou a possibilidade de liberar mais testes RT-PCR para o município e fazer um incremento financeiro para o combate a Covid-19 em Aparecida”, destacou Veter Martins.

Após a reunião, o senador Vanderlan pontuou que existe a possibilidade de estruturar melhor as cidades, como Aparecida de Goiânia, que estão servindo de apoio para outras no combate a Covid-19. “Nós trouxemos ao ministro algumas demandas importantes do município que também presta atendimento em saúde para outras cidades do Estado. Ficamos muito satisfeitos com esse encontro, pois o ministro Pazuello se mostrou muito sensível às nossas demandas e tenho certeza que logo teremos o reforço necessário”, disse o congressista.

O secretário municipal de saúde, Alessandro Magalhães, afirma que o município já adotou diversas medidas para proteger a saúde da população de Aparecida e que, desde o início da pandemia, investimentos adquiridos estão sendo aplicados na saúde municipal. Segundo ele, desde que foram registrados os primeiros casos de Covid-19 na cidade, a prefeitura por meio do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, tem tomado medidas técnicas para salvaguardar vidas e também não penalizar muito a economia.

“Ampliamos logo no início da Pandemia o número de leitos de UTIs e de semi-UTIs para tratamento exclusivo de pacientes com Covid-19. E seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) temos testado e monitorado a população com exames laboratoriais e uso de oxímetros. Atualmente realizamos quase mil testes diários nas três UPAs e também no drive-thru no Centro de Especialidades. E agora ampliamos ainda mais com um segundo drive-thru de testagem, na Cidade Administrativa”, comentou o secretário.

Alessandro Magalhães sublinhou ainda que com a chegada de 40 novos respiradores, somados aos 10 que o senador Vanderlan Cardoso destinou, por meio do Governo Federal à Aparecida, em junho, e outros 10 que serão doados pelo Hospital Sírio-Libanês, a cidade contará com 130 leitos de UTI para Covid-19. “Vamos ainda estruturar o Centro de Especialidades, cujas consultas foram passadas para a sede da Aciag, para abrigar 86 leitos de semi-UTI. Assim, totalizaremos, ainda neste mês de julho, 240 leitos para tratamento dos pacientes”, finalizou o secretário de Saúde.