Em live, prefeito Gustavo Mendanha sinaliza para retorno das aulas presenciais no segundo semestre

Por Juliana Fulquim e Daniela Ribeiro

10 de junho de 2021

Por Juliana Fulquim e Daniela Ribeiro

10 de junho de 2021

Foto: Enio Medeiros (imagem registrada antes da pandemia do Coronavírus)

Com avanço da vacinação contra a Covid-19 dos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização e também com a aplicação da vacina na população em geral por idade decrescente, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, sinalizou para um possível retorno presencial na Rede Municipal de Educação (RME) de Aparecida em agosto deste ano. A previsão foi informada em live realizada pelo gestor na noite desta quarta-feira, 9, em uma rede social.

Conforme adiantou o prefeito, as aulas deverão ser retomadas no começo de agosto e, no primeiro momento, com a frequência alternada de até 30 por cento da capacidade das unidades educacionais. Gustavo Mendanha salineotu que o retorno será feito de forma gradual priorizando o atendimento aos alunos que fazem parte do público alvo da Educação Especial e para aqueles cujas famílias que, por alguma razão, não possuam condições de acesso à internet banda larga.

O secretário municipal de Educação, professor Divino Gustavo, acrescenta ainda que a decisão para estabelecer os grupos prioritários para o retorno é resultado das constantes reuniões que vêm sendo realizadas com os diversos departamentos da Secretaria Municipal de Educação (SME). “Os alunos da Inclusão Escolar precisam ser assistidos mais de perto pelo professor, por conta das suas necessidades específicas, por isso essa prioridade no primeiro momento”.

O gestor pontuou ainda que aqueles estudantes que não possuem acesso direto à internet para acompanhamento também terão prioridade no retorno presencial. “Durante a suspensão das aulas presenciais esses alunos vêm recebendo atividades impressas e a volta presencial será uma forma de promover momentos de interação com explicação de conteúdo e correção de atividades”, explicou Divino Gustavo.

Como informa o secretaria de Educação, desde o início do ano letivo de 2021 estão sendo realizadas reuniões e estudos para preparação das unidades da rede municipal, que atualmente conta com 115 unidades educacionais, entre escolas, CMEIs e Conveniadas, para a volta das aulas presenciais. Esses estudos têm como objetivo promover um retorno seguro para os profissionais e estudantes. “Entre os protocolos estão o cumprindo de todas as regras estabelecidas pelo COE, nos quais estão inclusos o distanciamento de carteiras, a disponibilização de álcool em gel e EPis, entre outras normas”, salientou o secretário.

Reuniões futuras E dando continuidade aos encontros e estudos técnicos será realizada nesta sexta-feira, 11, uma reunião geral entre a SME e os gestores das unidades educacionais, ocasião em que entrará em pauta o retorno das aulas previsto para o mês de agosto e o levantamento das condições de cada unidade escolar para receber servidores e alunos. “Nossos profissionais estão recebendo a primeira dose e daqui 90 dias estarão todos com o esquema completo de vacinação contra a covid-19”, finalizou o secretário de Educação de Aparecida, Divino Gustavo.