Em videoconferência com secretariado, Gustavo discute novas ações anti-Coronavírus

Por Allan David

17 de abril de 2020

Por Allan David

17 de abril de 2020

Foto: Claudivino Antunes

Foi a primeira reunião do prefeito de Aparecida com o 1º escalão depois da licença médica

O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, reuniu seu secretariado numa videoconferência na noite desta sexta-feira (17) para definir os próximos passos da cidade no combate à Covid-19. A reunião com os auxiliares do 1º escalão serviu para alinhar o texto da nova portaria municipal que será publicada até segunda-feira (20) com atualizações nas regras de isolamento social.

Foi a primeira reunião de Gustavo com todos os secretários da gestão municipal desde que o prefeito retornou de licença médica, na semana passada. Seguindo recomendações da Secretaria Municipal de Saúde em relação ao novo coronavírus, e da equipe médica que acompanha sua recuperação, o prefeito tem priorizado reuniões virtuais, como a de hoje.

Após ouvir as considerações do secretariado, Gustavo Mendanha decidiu acatar, nessa nova portaria, sugestões apresentadas pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus. O coletivo, que foi criado pela Prefeitura de Aparecida, se reuniu hoje à tarde. Participam do comitê membros do poder público, setor privado e da sociedade civil.

O prefeito Gustavo Mendanha participou da reunião com o secretariado diretamente do seu gabinete, ao lado do vice-prefeito Veter Martins. Ainda durante a reunião, o prefeito adiantou para seus seguidores, numa live pelo Instagram, que vai permitir a reabertura de mais de 80% das atividades comerciais em Aparecida a partir do próximo dia 28. Mas ele impõe condições.

As regras serão detalhadas na portaria municipal. No entanto, segundo o próprio prefeito, comerciantes, pessoas da comunidade em geral e servidores públicos deverão usar máscaras de proteção para trabalhar e transitar pela cidade. A fiscalização será intensificada no comércio para garantir o cumprimento das novas normas estabelecidas pelo Município.

Gustavo Mendanha confirmou o adiamento de todos os eventos da Prefeitura de Aparecida até o mês de junho. É uma medida para evitar a aglomeração de pessoas e a exposição da população ao risco de contágio da Covid-19.

“É claro que a gente lamenta a suspensão desses eventos, mas o nosso foco agora é preservar as vidas; essa é a prioridade”, afirmou o prefeito.

Retomada econômica

Durante a live, o prefeito de Aparecida ressaltou que a Prefeitura terá expediente normal nesta próxima segunda-feira (20), véspera do feriado de Tiradentes. Ressalvados os profissionais que estão nos grupos de risco, todos os demais servidores foram convocados para trabalhar.

Gustavo asseverou que a Prefeitura de Aparecida não terá mais pontos facultativos este ano. “Precisamos entender que está sendo um ano atípico. Temos que trabalhar muito, e eu estarei aqui na segunda-feira para dar o exemplo”, garantiu o prefeito. Segundo ele, a suspensão dos pontos facultativos é uma medida para ajudar também na retomada econômica em Aparecida.

Respondendo perguntas de moradores em tempo real, o prefeito sintetizou as medidas já tomadas por ele e sua equipe na área da saúde. É um ponto nevrálgico para o município obter sucesso no combate ao coronavírus.

Hmap equipado com mais 90 leitos

Gustavo lembrou que a Prefeitura abriu nesta semana 90 leitos novos leitos no Hospital Municipal de Aparecida. A estrutura do Hmap foi reforçada com mais 30 leitos de UTI e 60, para tratamento semi-intensivo, com fonte de oxigênio. Neste momento, todos esses 90 leitos estão reservados para pacientes com diagnóstico e quadro mais severo do novo coronavírus.

Outra providência recente da Prefeitura de Aparecida, lembrada por Gustavo, foi a compra de 13 leitos de UTI na rede privada para ficarem à disposição, no SUS, dos pacientes graves da Covid-19. O prefeito finalizou a live destacando que o município está comprando 20 respiradores para o Hmap. Quando essa aquisição se concretizar, o Hospital Municipal de Aparecida terá 50 leitos de UTI para fazer enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.