Emancipação política de Aparecida será comemorada nesta quarta em sessão solene da Câmara Municipal

9 de maio de 2017

Foto: Secom

Aparecida de Goiânia, 13 de novembro de 2012 – O dia 14 de novembro marca os 50 anos de emancipação política de Aparecida de Goiânia e será festejada durante sessão solene da Câmara Municipal com a presença do prefeito Maguito Vilela, secretários do município, vereadores e demais autoridades. A sessão será realizada às 10 horas nesta quarta-feira, dia 13, no Centro Cultural José Barroso, em Aparecida. Durante a sessão será apresentado o novo hino da cidade e será entregue uma moção de congratulação para a scertária Nacional de Integração Social, Silvany Eugênio Silva, que cumpre agenda na cidade, e será apresentada a política para comunidades tradicionais e criado o Núcleo Especializado de Combate ao Racismo e a Intolerância Racial de Aparecida.

“Temos muito o que comemorar. Aparecida cresceu mais nos últimos cinco anos do que nos neste período de emancipação política e os números comprovam isto. O PIB, que é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos, dobrou, passando de R$ 3,7 bilhões em 2008 para R$ 7,5 bilhões em 2012.”, informa o prefeito Maguito Vilela. Dados das secretarias de Fazenda e de Indústria e Comércio do município, apontam que nos últimos quatro anos, Aparecida experimentou muitos desafios, mas também um crescimento significativo em diversos setores, especialmente na economia.

“Todos esses resultados são frutos da ousadia de Aparecida e da confiança que esta população depositou em nossa administração”, frisou Maguito Vilela. Segundo ele, mesmo apresentando déficites em serviços básicos, como saneamento, o município nunca deixou de buscar outros investimentos que colocaram a cidade em igualdade de condições para atrair novas indústrias e projetos do setor privado que gerassem emprego e renda.

Em cinco anos de administração, a população de Aparecida terá sido contemplada com a pavimentação e recapeamento de mais de 6,5 milhões de metros quadrados de ruas e avenidas, sendo mais de 5 milhões de metros quadrados apenas de pavimentação nova. Com um saldo de 90 bairros pavimentados, a atual administração fará mais asfalto em cinco anos do que o que já foi realizado em toda a história do município. Tanto investimento coloca a cidade ainda no topo das que mais pavimentaram nos últimos cinco anos de todo o país, segundo um levantamento da própria União.

Entre 2009 e 2012, 70 bairros receberam o asfalto. Este ano, o cronograma de pavimentação atende 24 bairros e trechos em diversas regiões da cidade – entre complementação de bairros parcialmente pavimentados ou que contemplem os eixos estruturantes. Alguns inclusive já foram entregues à população, como o Parque Trindade III, Pôr do Sol e o Comendador Walmor. O investimento total do programa Asfalto para Todos deste ano é de mais de R$ 76 milhões. O recurso é do Tesouro Municipal e dos programas do Governo Federal, PAC e Pró-transporte.

“Focamos no asfalto que ainda não beneficiou todos os bairros; no esgoto sanitário que até pouco tempo atrás cobria apenas 15% do município; na rede de água que também era precária, na reconstrução de bueiros e pontes. Mas, simultaneamente à essas ações básicas, buscamos investimentos para setores que talvez outros gestores considerariam secundários, como uma universidade federal, um aeroporto executivo, a ampliação de nossos pólos industriais”, destaca Maguito Vilela, frisando que os recursos para a execução dessas serão sempre disponibilizados pelo Governo Federal, mas que precisam de projetos consistentes para serem aprovados.

Amparado pelo bom relacionamento junto ao Congresso Nacional e todo o Governo Federal, o prefeito Maguito Vilela pleiteia insistentemente verbas de programas federais como o PAC, e também de todos os ministérios, sem exceção, além de emendas parlamentares de deputados estaduais e federais. Esse comportamento resultou em recursos para estruturação da Guarda Municipal, por exemplo, e instalação de 50 câmeras de videomonitoramento em regiões estratégicas da cidade, que hoje auxiliam o trabalho da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-GO), desenvolvido pelas polícias Civil e Militar. O recurso veio do Ministério da Justiça.

Também solicitou e foi contemplado com um do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), que já está em funcionamento e oferece o primeiro curso noturno de Engenharia Civil de Goiás, além de outro campus da Universidade Federal de Goiás (UFG), que será implantado já a partir de 2014, inclusive com mestrado. Outra conquista foi a unidade do Senai, já em funcionamento na Vila Oliveira. Junto com a economia, cresceu ainda a oferta de trabalho.

“São muitos os motivos que Aparecida tem para comemorar nestes 50 anos de emancipação política. Crescemos em economia, crescemos em saúde, educação e infraestrutura. Principalmente, crescemos no grau de interesse de outros estados e países, que hoje encontram uma cidade estratégica em todos os sentidos para receber negócios e indústrias de grande porte”, enfatiza o prefeito Maguito Vilela. “Por tudo isso, asseguramos que Aparecida, que já surpreende por seu potencial, surpeenderá ainda mais por suas próximas conquistas”, completou.

EMANCIPAÇÃO – A emancipação política de Aparecida de Goiânia foi assegurada pela Lei Estadual n. 4.927, de 14 de novembro de 1963, sancionada pela Assembléia Legislativa. A lei elevou o então distrito à categoria de município, deixando assim de depender economica e politicamente das decisões da capital, Goiânia.