Emoção de moradores marca inauguração inédita de 4 praças por videoconferência

Por Allan David

19 de junho de 2020

Foto: Divulgação/Secom

Recurso evitou aglomerações, ajudando na prevenção à Covid-19; as novas praças ficam no setor Colina Azul, Bairro Independência Mansões, Vila Brasília e Jardim Alto Paraíso

Mais quatro praças novas estão disponíveis para os aparecidenses usufruírem quando a pandemia da Covid-19 passar. São as Praças Maurício Pedrosa Mendes, no Colina Azul; José Bonifácio (Bairro Independência Mansões); Luiz de Deus (Vila Brasília), e Praça Gislayne Timóteo Oliveira Bastos, que fica no Jardim Alto Paraíso. Elas foram inauguradas remotamente nesta sexta-feira (19) pela Prefeitura de Aparecida, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

O evento inédito, idealizado pela Prefeitura de Aparecida, serviu como ato de entrega simbólica dos novos equipamentos públicos para a comunidade. E foi marcado por relatos emocionados de moradores familiares das pessoas que emprestam seus nomes às praças de lazer e esportes.

Numa participação a distância, a professora Kênia Lucena contou brevemente a história de seu avô Luiz de Deus com a cidade de Aparecida. Ele teve o seu nome eternizado na praça que fica na esquina da rua Miracema com a Avenida São Paulo, na Vila Brasília.

Com a voz embargada, Kênia disse que “onde ele [Luiz de Deus] estiver, ele estará feliz com essa homenagem”. Luiz foi um dos moradores precursores da Vila Brasília. Ele chegou a presidir a associação de moradores do bairro e se destacou pela busca de melhorias para o setor.

Mãe de Gislayne Timóteo Oliveira Bastos, que empresta seu nome à praça nova do Alto Paraíso, Lucineia Oliveira também expressou gratidão pela homenagem. “Eu me sinto honrada, porque a minha filha sempre foi uma boa filha, uma boa esposa. Que Jesus recompense vocês”, falou ela para o prefeito Gustavo Mendanha e o vice-prefeito Veter Martins.

Praça José Bonifácio, no Bairro Independência Mansões – Foto: Wigor Vieira

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes, também participou da videoconferência, assim como o presidente da Câmara Municipal de Aparecida, Vilmar Mariano (MDB), e os também vereadores André Fortaleza, Araújo e Arnaldo Leite, todos do MDB.

Falando direto do gabinete, o prefeito Gustavo Mendanha ressaltou que a entrega das praças como foi hoje, remotamente, é uma atitude responsável, neste momento, para evitar o risco de contágio da Covid-19. Ele avaliou que, também visualmente, Aparecida vive uma mudança de paradigma. “Antes, era a cidade do asfalto, dos prédios. Agora, é também a cidade das flores”.

O vereador Araújo se declarou uma testemunha ocular do elevado número de obras em andamento em Aparecida. “Não são só as praças, mas também temos visto obras de asfalto, bueiros, UBSs e, enfim, muita acontecendo na nossa cidade”, concluiu o parlamentar.

Praça do Colina Azul

A Praça Maurício Pedrosa Mendes, que fica na Rua Tico-Tico, no setor Colina Azul, tem uma área de 857 metros quadrados (m²). Nesse espaço estão distribuídos vários equipamentos públicos, como academia da terceira idade, playground e pista de caminhada.

A praça no Colina Azul possui também quatro jogos de mesa, bancos e paisagismo, com pergolado, além de iluminação com lâmpadas de LED e ampla área gramada, de 348 m².

Bairro Independência Mansões

Depois de passar por uma ampla revitalização, a Praça José Bonifácio, que fica na Avenida Arão de Souza, no bairro Independência Mansões, também foi inaugurada hoje com uma área de 4.536 m² para desfrute da população. A praça teve toda a sua calçada recuperada, com a substituição de pavimentação asfáltica por concreto desempenado usinado pigmentado.

O local oferece pista de caminhada de 477,51 metros, academia da terceira idade (ATI) totalmente reformada, campo de futebol com alambrado novo, playground revitalizado, quatro jogos de mesa, dez bancos, iluminação com lâmpadas de LED e paisagismo, com pergolado.

Novidade na Vila Brasília

Situada no encontro da Avenida São Paulo com a Rua Miracema, na Vila Brasília, a Praça Luiz de Deus também recebeu uma revitalização com calçamento, arborização e jardinagem.

O paisagismo da praça ficou com o mesmo padrão do embelezamento feito na Avenida São Paulo, que passa ao lado da Praça Luiz de Deus. “Era um pedido bem antigo de moradores da região”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes.

No Jardim Alto Paraíso

Praça Gislayne Timóteo Oliveira Bastos, no Jardim Alto Paraíso – Foto: Claudivino Antunes

Com o padrão já conhecido das mais de 60 praças entregues em Aparecida nos últimos três anos, a Praça Gislayne Timóteo Oliveira Bastos conta com playground, academia aberta, dois pergolados, pista de caminhada, espaço de convivência e iluminação com lâmpadas de LED.

O secretário Max Menezes encerrou lembrando na videoconferência que a meta da Prefeitura da Aparecida é entregar 100 novas praças para os moradores da cidade até o fim deste ano.