Emoção marca a 1ª Serenata do Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Por Rackel Vieira

26 de julho de 2018

Foto: Jhonney Macena

A noite desta quarta-feira, 25, em Aparecida de Goiânia, foi marcada de emoção para quem prestigiou a 1ª Serenata do Santuário de Nossa Senhora Aparecida. O momento histórico para a cidade que recebeu pela primeira vez um concerto de música clássica da Orquestra Sinfônica de Goiânia,  contou com a participação especial do violonista Vinny Linhares, aparecidense de nascimento e que mora em Vancouver (Canadá). Mais de 400 pessoas prestigiaram o evento.

Sob a regência do maestro Eliseu Ferreira, a orquestra exibiu ao público o sucesso da música clássica. O repertório da primeira parte incluiu os clássicos, “suíte nº 2”, do compositor Bach; “Pequena serenata noturna”, do compositor Wolfgang Amadeus Mozart; “Adágio, em sol Menor”, do compositor Tomaso Albinoni; e “Barcarolle – os Contos de Hoffman” de Jacques Offenbach. Na segunda parte da noite os músicos apresentaram “Adios Nonino” do compositor Astor Piazzolla e “Mourao” do compositor brasileiro, César Guerra Peixe. No encerramento do espetáculo, o violonista Vinny Linhares se apresentou no concerto no qual seu instrumento violino foi o protagonista.

A vinda da orquestra ao município foi uma parceria da Prefeitura de Aparecida por meio da Superintendência de Turismo e Relações Internacionais com o Santuário Nossa Senhora Aparecida. “Ficamos muito felizes em trazer para perto da população uma programação cultural que provoca diferentes sensações. As pessoas daqui valorizam muito as tradições”, destacou o superintendente de Turismo e Relações Internacionais, Guido Marco Brem.

Segundo o violonista, participar da 1ª Serenata de Aparecida foi uma forma de poder retribuir e agradecer aos professores e a cidade por terem o inserido no meio musical. “É um privilégio estar aqui novamente fazer música na cidade onde eu nasci, cresci, e poder reunir pessoas com o único propósito de ouvir música. Para mim é um momento único inaugurar um ciclo de serenatas, que, inclusive foi um evento histórico para a Aparecida que recebeu um concerto de violão e orquestra, uma apresentação rara no mundo”, salientou.

Michel de Sousa Cunha mora no setor Garavelo e teve a oportunidade de prestigiar o concerto. Para ele esse tipo de evento é muito importante para a cidade. “Eu gosto muito desse estilo musical e é a primeira vez que participo de um concerto aqui em Aparecida. Estou maravilhado com a apresentação desta noite e seria excelente se mais concertos fossem realizados aqui, pois enriquecem bastante a comunidade”, disse o professor acompanhado da esposa e da filha.

O prefeito Gustavo Mendanha também levou a família para prestigiar o concerto inédito na cidade. Ele relatou que se sente orgulhoso por uma pessoa tão talentosa ser de Aparecida e estar mostrando isso para o mundo. “Nosso objetivo é promover cultura e arte para a população de Aparecida e ao mesmo tempo um programa de lazer para toda família curtir junto. Esta foi a primeira de muitas serenatas que acontecerão na cidade. Vinny emocionou a todos nós e tomara que a apresentação inspire mais jovens a fazer música”, disse o gestor que ressaltou ainda que a Banda Sinfônica de Aparecida está sendo formada e irá abrilhantar ainda mais a cidade.