Empossados os novos gestores das escolas municipais eleitos em novembro

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 20 de dezembro de 2012 – O prefeito Maguito Vilela (PMDB) e o secretário da Educação, Domingos Pereira, empossaram hoje, 20, os diretores e secretários gerais escolhidos na eleição direta realizada no dia 30 de novembro em todas as escolas e dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s) de Aparecida de Goiânia.

“A eleição direta foi o primeiro projeto que enviei para a Câmara Municipal no início de fevereiro de 2009 e foi sancionado por mim em novembro do mesmo ano. A primeira eleição foi realizada em 2010, para mandato de dois anos. Isso se chama democracia. Os representantes de escolas devem ser escolhidos pela comunidade e não por determinação política ou de uma forma não democrática”, enfatizou Maguito Vilela.

Durante a votação deste ano, foram eleitos diretores e secretários gerais de 60 escolas municipais, e nove Cmei’s. Em seguida, os eleitos passaram por um curso de formação, realizado entre os dias 11 e 13 de dezembro. “Os eleitos para os cargos de diretor e secretário geral tiveram de participar do curso de Gestão Escolar, que foi ministrado por professores da UEG, para que pudessem tomar posse e assumir as funções dos cargos”, explicou o secretário Domingos Pereira.

Os concorrentes que participaram da eleição são todos professores estáveis, com experiência mínima de 3 anos e que já trabalhavam na unidade onde concorreram por mais de um ano. Todas as 60 escolas e os 9 Centros Municipais de Educação Integral (CMEIs) apresentaram chapas.

Mesmo nos casos em que as unidades apresentaram chapa única, os vencedores precisaram de 51% dos votos válidos para se elegerem. Em duas unidades – Escola Municipal Adelino Ariane e Escola Municipal Caraíbas – as chapas não obtiveram este percentual e, segundo o secretário, serão geridas temporariamente por diretores pro tempore. “Essas duas escolas deverão apresentar novas chapas e, em 90 dias, realizaremos uma nova eleição”, esclareceu. A Escola Municipal Vilmar Gonçalves não atingiu o quorum mínimo de 30% de votantes e também terá que realizar nova eleição.

“É muito importante que nossos educadores percebam o quanto são valorizados nesta gestão. São inúmeros os benefícios conquistados ao longo desses quatro anos. Eleições diretas, faculdades implantadas, dois concursos públicos, plano de cargos e carreira, entrega de novos Cmeis e reforma e ampliação das unidades já existentes, ente outras melhorias. Isso só foi possível graças ao empenho do nosso prefeito em buscar recursos para nossa educação”, enumerou Domingos Pereira. “Sabemos que a Educação precisa de mais investimentos e melhorias, mas acredito que estamos no caminho correto”, completou.

Eleita diretora pelo Cmei Santa Terezinha, Keilla Martha da Costa, que recebeu das mãos do prefeito a Portaria e certificado do curso, falou da sua alegria. “Concorri mais uma vez e fui eleita, isso demonstra o bom trabalho que fazemos em nossa escola. É muito gratificante saber que somos eleitos pela comunidade, de forma democrática”, salientou.

Participaram do evento, o vice-prefeito eleito Ozair José; o Deputado Federal Rubens Otoni (PT); vereadores atuais e eleitos; o superintendente financeiro da Secretaria de Educação, Elson Dias; a Superintendente Pedagógica, Vânia França,; secretários municipais e gestores empossados.

DEMOCRACIA – A primeira eleição direta para escolha de diretores e secretários gerais nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia foi realizada em 2010 para o mandato de 2011/2012. Como o mandato é de dois anos, os novos eleitos no pleito de 2012 assumirão suas funções a partir do dia primeiro de janeiro de 2013. Também foi permitida a reeleição consecutiva. Depois disso, o diretor ou secretário geral só poderá se candidatar novamente após um mandato fora dos cargos.

Puderam votar funcionários efetivos, pais e alunos a partir de 12 anos. Ao todo foram cerca de 20 mil votantes. As Comissões Eleitorais Central, compostas por membros da SME, escolas e comunidade, acompanhou todo o processo das eleições, desde as inscrições das chapas até a apuração dos votos, com o objetivo de garantir a transparência do pleito.