Encontro vai esclarecer dúvidas de beneficiários do Projeto Habitacional Jardim dos Ipês

Por Klau Bueno

26 de julho de 2018

Por Klau Bueno

26 de julho de 2018

Foto: Divulgação/Internet

Associados das entidades Instituto Mundo, ONG OBDC, Associação Goiana Carmelo e CENEG-GO estão convocados para reunião extraordinária no próximo sábado, 28, às 8h30 no Centro Cultural José Barroso

Ter um cantinho para chamar de seu é um dos maiores objetivos de uma família. Mas, infelizmente, a segurança que a conquista da casa própria traz não é uma realidade para todos no Brasil, o que faz com que os governos se envolvam na missão de criar políticas públicas que permitam que esse sonho seja alcançado pelo máximo de famílias.

Em Aparecida de Goiânia, um programa que vai construir 550 casas populares no Projeto Habitacional Jardim dos Ipês está em fase final para a liberação dos recursos e início das obras. A verba será disponibilizada pelo Ministério das Cidades, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, Etapa 3.

O projeto é uma realização do Instituto Mundo, ONG Organização Brasileira de Desenvolvimento e Cidadania (ONG OBDC), Associação Goiana Carmelo e Centro de Cidadania Negra do Estado de Goiás (CENEG-GO), com o apoio da Prefeitura de Aparecida.

No próximo sábado, 28, representantes das entidades, engenheiros, prefeito Gustavo Mendanha e outros parceiros do projeto vão se reunir para atualizar informações, apresentar as perspectivas do projeto Minha Casa, Minha Vida em Goiás e fornecer orientações gerais aos candidatos a beneficiários do projeto habitacional. O encontro será no Centro Cultural José Barroso, no Residencial Village Garavelo, às 8h30. “Estamos convocando todos os beneficiários para esclarecermos as dúvidas quanto à regularização documental das famílias para selecionarmos as que serão contempladas”, explica o presidente da ONG OBDC, Weyder Moreira.

Segundo o representante das entidades habilitadas ao Ministério das Cidades, atualmente 850 famílias estão associadas. “O fato de estarem associadas não significa que estão aptas a receberem o benefício da moradia. Avaliamos a renda das famílias, a documentação e a participação na militância”, esclarece.

Programa

No Minha Casa, Minha Vida – Entidades, os grupos organizados sem fins lucrativos fazem a gestão de todo o processo de desenvolvimento das moradias, o que permite a redução de custos e uma utilização mais eficiente dos recursos disponibilizados. Dessa forma, as famílias contempladas com o benefício da casa própria têm desconto no pagamento do imóvel, além de prestações mensais que variam de 5 a 10% da renda da família.

Infraestrutura

No Projeto Habitacional Jardim dos Ipês, os elementos necessários para que as famílias beneficiadas vivam com tranquilidade estão garantidos. O asfalto e o saneamento básico serão de responsabilidade das entidades responsáveis pelo projeto. Já o poder público, por meio da Prefeitura de Aparecida, vai reformar e ampliar a Escola do bairro, construir Posto da Guarda Municipal e também um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), que já licitado.

Sugestão de pauta:

Assunto: Reunião com beneficiários das entidades proponentes do Projeto Habitacional Jardim dos Ipês

Data: Dia 28 de julho, sábado

Horário: 8h30min

Local: Centro Cultural José Barroso – Rua Gervásio Pinheiro, Residencial Village Garavelo, Aparecida de Goiânia