Equipamentos novos de odontologia começam a ser instalados nas unidades

Por Ana Clara Dias

17 de janeiro de 2018

Por Ana Clara Dias

17 de janeiro de 2018

Foto: Wigor Vieira

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estão passando por reestruturação conforme preconiza a Política Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde. Nesta quarta-feira (17), foi a vez do Cais Nova Era, que recebeu três cadeiras e equipamentos novos. A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu equipamentos para várias unidades. São 50 cadeiras odontológicas, 30 bombas ciclones, 60 aparelhos completos de profilaxia, 100 mochos e 30 compressores. Os aparelhos vão beneficiar 25 unidades.

Ao todo, apenas 13 unidades contavam com o serviço de saúde bucal, com 22 equipes. Os novos aparelhos vão substituir os de sete UBSs, além de implantar 36 novas equipes de saúde bucal nas unidades e em sete escolas municipais. Além do Cais Nova Era, três cadeiras já foram instaladas na UBS Alto Paraíso e uma no Cais Colina Azul.

“Sabemos que os serviços odontológicos custam caro e que a maior parte dos aparecidenses depende da saúde pública. Por isso, estamos ampliando o acesso da população às equipes saúde bucal do município”, ressalta o prefeito Gustavo Mendanha.

O serviço de saúde bucal funciona também nas Unidades de Pronto Atendimento da cidade, 24 horas por dia, para casos de emergência. Além disso, a SMS conta com quatro unidades móveis que levam serviços odontológicos até a população. Dentre as ações oferecidas pela Coordenação de Odontologia estão extração, obturação, limpeza e profilaxia, distribuição de kits, educação em saúde e outros.