Escola da Inteligência reduz em 90% evasão escolar de Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 17 de janeiro de 2014 – O prefeito Maguito Vilela (PMDB) recebeu hoje, 17, em seu gabinete, a diretora geral da Escola da Inteligência, Camila Cury, filha do idealizador do projeto, o psiquiatra, escritor e pesquisador Augusto Cury, para uma apresentação dos resultados do programa nas escolas da rede municipal de Aparecida onde a metodologia já é utilizada. A apresentação contou com a participação do secretário de Educação do município, Domingos Pereira, do Diretor Executivo do Projeto, Bruno Oliveira e a Coordenadora Licenciada, Thaynara Monteiro.

“O objetivo do Projeto é atinjir os alunos, mas assim atinjimos também a familia, que pelo que vejo nos números apresentados, apoiam a iniciativa”, enfatizou o Prefeito.

Nascida com o propósito de atuar na educação emocional e social dos alunos de instituições privadas e públicas, desde o Ensino Infantil ao Médio, a metodologia fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal passou a integrar a grade de aulas de Aparecida em 2012. Inicialmente, o projeto foi aplicado em seis escolas, atendendo cerca de 5 mil alunos. “Em 2013 ampliamos o projeto, que passou a norterar as atividades de ensino de 36 escolas, beneficiando 23 mil alunos diretamente”, explica o secretário Domingos Pereira.

Como o projeto é realizado em etapas – a primeira compreende a entrega de material didático aos professores e capacitação dos trabalhadores da Educação –, o ano de 2014 será dedicado à aplicação da segunda etapa do projeto nas 30 escolas que adotaram a metodologia no ano passado. Essa etapa consiste no início da aplicação das metodologias do projeto ao dia a dia dos alunos, por meio de materiais didáticos lúdicos com foco na cultura para o desenvolvimento da inteligência, das emoções e do comportamento pacífico, além da distribuição de material diferenciado aos pais, que também recebem orientação em reuniões.

“Nas unidades onde a Escola da Inteligência já está consolidada, as mudanças positivas são enormes. Houve melhora no relacionamento dos alunos com os professores, entre os próprios alunos, registramos um aumento na frequência escolar em pelo menos 90%, além de maior aprendizagem. Os pais também relatam que o comportamento das crianças melhorou muito em casa”, enumera Domingos Pereira.

“Estamos satisfeitos com os resultados de Aparecida. Isso se deve a um esforço conjunto, entre Prefeitura, secretário e todos envolvidos no Projeto. Nas escolas aprendemos a explorar os detalhes dos átomos que nunca veremos a olho nu, conhecemos sobre o universo que provavelmente nunca pisaremos, mas aprendemos muito pouco sobre o território em que convivemos todos os dias: o território da mente humana”, disse Camila

ESCOLA DA INTELIGÊNCIA – Escola da Inteligência é fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, idealizada pelo psiquiatra, escritor e pesquisador Dr. Augusto Cury, com objetivo de implementar nas instituições de ensino uma cultura para o desenvolvimento da inteligência, da saúde emocional e da paz.

Aplicada em materiais apostilados, diagramados com histórias, ilustrações, atividades e dinâmicas para cada aluno, a metodologia conta com temas trabalhados que apresentam exclusiva abordagem psicológica, filosófica e sociológica também em Recursos Multimídias, Capacitação Presencial ou por meio de EAD (Educação a Distância), além de avaliações periódicas. Neste contexto, a técnica está presente na tríade Escola – Pais – Alunos.

“É um ciclo virtuoso, em que extraímos o melhor de cada agente social. O resultado se vê na sala de aula e na sociedade, são cidadãos mais interessados, com melhor desenvolvimento nas aulas e mais preparados emocionalmente no âmbito familiar e recreativo”, finalizou Camila.