Encontro de pais, alunos e mestres marca início das atividades da Escola de Música

Por Rodrigo Augusto Borges

3 de fevereiro de 2020

Por Rodrigo Augusto Borges

3 de fevereiro de 2020

Foto: Wigor Vieira

Encontro realizado na noite desta segunda-feira,3, no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa abriu oficialmente as atividades letivas de 2020 da Escola Municipal de Música. Durante a reunião, a direção da unidade explicou aos alunos novatos e pais como funciona a instituição e também apresentou o cronograma das atividades que serão realizadas ao longo do ano.

“Chamamos esse encontro de aula inaugural. Professores e alunos veteranos fizeram algumas apresentações para mostrarmos aos novatos como funciona nosso trabalho; a didática e estrutura da escola. Esse primeiro contato é muito importante, pois estamos abrindo as portas da escola para nossos novos alunos”, apontou o diretor da Escola Municipal de Música, Francinaldo Rodrigues.

As aulas na Escola Municipal de Música serão iniciadas nesta terça-feira,4. Atualmente, cerca de 500 crianças e adolescentes são beneficiadas através da instituição que oferece formação em diversos instrumentos gratuitamente. “Durante o curso, que é realizado em dois anos e dividido em quatro módulos, o aluno saiu apto para exercer a função de músico e também pronto para realizar exames de aptidão em instituições de Ensino Superior como, por exemplo, a Universidade Federal de Goiás”, destacou o maestro.

A ansiedade para conhecer a escola e começar a apreender música estava estampada no rosto de centenas de novos alunos que participarão do encontro.  Com apenas seis anos de idade, o pequeno Vitor Araújo Caetano não escondia a expectativa. “Vou começar a fazer aula de canto. Estou muito animado e espero que seja bem legal”, disparou o novato.

O trabalhador autônomo Luciano de Oliveira Silva participou da reunião e disse que a música deve contribuir muito com a formação de seus dois filhos. “Acredito que irá acrescentar bastante na questão da cultura, no aprendizado de modo geral e também para que eles possam tocar na igreja em que frequentamos”, disse orgulhoso dos filhos Arthur e Amanda que irão apreender a tocar violão e teclado, respectivamente.

Escola

A Escola Municipal de Música oferece formação em diversos instrumentos como bateria, violão, teclado, saxofone e técnica vocal. Os alunos participam, de acordo com o desenvolvimento ao longo do curso, de apresentações em eventos realizados pela Prefeitura de Aparecida, instituições religiosas e outras.

“Oferecemos formação de qualidade para crianças e adolescentes de nossa cidade. A música, sem dúvida, contribui para formação de cidadãos conscientes e, sobretudo, envolvidos com as atividades culturais de sua comunidade. Dessa forma podemos imaginar que essas crianças e adolescentes serão nossos futuros músicos que irão espalhar cultura em nossa cidade”, avalia o secretário Executivo de Cultura e Turismo, Guido Marco.