Escolas de Aparecida realizam Festa Junina em sistema Drive-Thru

Por Felipe Fulquim

11 de junho de 2020

Foto: Wigor Vieira

Os riscos de contaminação pelo coronavírus produziram o cancelamento das aulas presenciais e também da mais importante comemoração desta época do ano: as Festas Juninas que homenageiam São João, São Pedro e Santo Antônio. Mas as escolas da Rede Municipal de Aparecida, impedidas de realizarem os festejos diante do quadro pandêmico, vêm encontrando soluções criativas para não deixarem a tradição passar despercebida.

A Escola Municipal Amélia Cândida Brasil, do Bairro Cardoso I, foi a primeira a promover a comemoração e realizou, nesta quarta-feira, 10, o Arraiá Drive-Thru. Os alunos acompanhados dos seus pais foram atendidos dentro de seus respectivos veículos e receberam um kit junino com alimentos típicos da festa tradicional.

“Com essa pandemia tivemos que reinventar. Respeitando todos os protocolos sanitários estabelecidos pelos órgãos de saúde, entregamos o kit junino para cada aluno nosso, que recebeu também um bilhete escrito pelo professor de cada turma, pois, nossa intenção em realizar esse evento é manter viva a tradição e oportunizar que professores e alunos matem um pouco das saudades entre si”, destacou a diretora da unidade escolar, professora Magna Almeida, que tem em sua unidade educacional 411 alunos distribuídos em 16 turmas.

Lucas Alves, fez questão de levar a filha Ana Luísa para participar do festejo junino. “Ela ficou muito empolgada quando recebeu o convite no grupo de whatsapp da escola. Infelizmente não tem como comemorar da forma tradicional com festas, mas essa iniciativa deu para animar a gente”, disse.

A comemoração contou ainda com a presença da Guarda Civil Municipal (GCM) que resguardou a ordem durante o evento e com agentes da Secretaria Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA), que fizeram o controle da movimentação no local.

Próximas comemorações

Outra unidade a adotar o sistema Drive-Thru para a comemoração junina deste ano é a Escola Municipal Sebastiana Lourenço Camilo (Rua Notre Dame, Village Garavelo). Marcada para acontecer no dia 19, as famílias poderão passar pelo local a partir das 16h para que as crianças da escola recebam uma lembrancinha feita por seus respectivos professores e para comprar as comidas típicas pelo sistema Drive-Thru. A escola oferecerá ainda a opção para as famílias será a compra do alimento também pelo sistema delivery.

A Escola Municipal Da Paz (Rua Nápoli, Jardim Florença), por sua vez, promoverá o seu Arraiá Da Paz 2020, um conjunto de ações para comemorar o período junino. A primeira delas, de acordo com a diretora da unidade, professora Ronice Maria de Oliveira Borges, é solicitar que as crianças encaminhem para a escola fotos tiradas em trajes caipiras em momentos de descontração no ambiente familiar.

As fotos serão publicadas em redes sociais e farão parte de um vídeo que a unidade pretende elaborar. O ponto elevado do evento será a realização do Drive-thru, marcado para acontecer a partir das 16h do dia 20.  “Sabemos que estamos em isolamento social e todos os eventos que aglomeram pessoas foram proibidos, mas não podemos deixar de lembrar dessa data e sabemos de nossa capacidade de reinventar”, concluiu a diretora.

Todas essas ações estão sendo acompanhadas pelos órgãos de saúde, trânsito e pela Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia. As famílias que não possuírem veículo para participar do evento serão recepcionadas por todas essas unidades escolares em filas respeitando as recomendações de distanciamento social determinadas pelos órgãos de saúde.