Escolas e CMEIs já escolheram seus novos diretores

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Divulgação - Secom

Aparecida de Goiânia, 03 de dezembro de 2012 – A comunidade escolar de Aparecida de Goiânia escolheu na última sexta-feira, dia 30, diretores e secretários gerais das 69 unidades de ensino do município. Foi a segunda eleição direta realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), cujos mandatos são de dois anos.

O processo, que teve início às 07h30 e se estendeu até às 21h, foi organizado pela própria Secretaria de Educação. “Os eleitos para os cargos de diretor e secretário geral terão de participar do curso de Gestão Escolar, que será ministrado por professores da UEG, entre 11 e 13 deste mês. Somente poderão tomar posse e assumir as funções dos cargos os funcionários que realizarem o curso”, explicou o secretário Domingos Pereira.

Os concorrentes que participaram da eleição são todos professores estáveis, com experiência mínima de 3 anos e que já trabalhavam na unidade onde concorreram por mais de um ano. Todas as 60 escolas e os 9 Centros Municipais de Educação Integral (CMEIs) apresentaram chapas. “A grande maioria apresentou chapa única e apenas dez unidades conseguiram compor duas ou mais chapas”, frisou Domingos.

Mesmo nos casos em que as unidades apresentaram chapa única, os vencedores precisaram de 51% dos votos válidos para se elegerem. Em duas unidades – Escola Municipal Adelino Ariane e Escola Municipal Caraíbas – as chapas não obtiveram este percentual e, segundo o secretário, serão geridas temporariamente por diretores pro tempore. “Essas duas escolas deverão apresentar novas chapas e, em 90 dias, realizaremos uma nova eleição”, esclareceu. A Escola Municipal Vilmar Gonçalves não atingiu o quórum mínimo de 30% de votantes e também terá que realizar nova eleição.

DEMOCRACIA – A primeira eleição direta para escolha de diretores e secretários gerais nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia foi realizada em 2010 para o mandato de 2011/2012. Como o mandato é de dois anos, os novos eleitos no pleito de 2012 assumirão suas funções a partir do dia primeiro de janeiro de 2013. A posse acontece no dia 20 de dezembro. Também foi permitida a reeleição consecutiva. Depois disso, o diretor ou secretário geral só poderá se candidatar novamente após um mandato fora dos cargos.

Puderam votar funcionários efetivos, pais e alunos a partir de 12 anos. Ao todo foram cerca de 20 mil votantes. A Comissão Eleitoral Central, composta por membros da SME, escolas e comunidade, acompanhou todo o processo das eleições, desde as inscrições das chapas até a apuração dos votos, com o objetivo de garantir a transparência do pleito.

As eleições nas escolas municipais de Aparecida tem impacto sobre toda a rede, que atende atualmente mais de 30 mil alunos. Participram cerca de 2 mil professores e mais de 800 funcionários administrativos efetivos. O processo foi similar ao de uma eleição política, com mesários, fiscais, urnas e toda estrutura exigida por uma eleição. “Foi um dia de festa da democracia na comunicade escolar de Aparecida de Goiânia ”, concluiu Domingos Pereira.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)