Escolas municipais de Aparecida recebem homenagem pela média do Ideb

Foto: Fabiano Araújo - Secom

Aparecida de Goiânia, 24 de setembro de 2014 – As 37 escolas municipais de Aparecida, que atingiram a média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), foram homenageadas na manhã desta quarta-feira (24) pelo secretário de Educação, Domingos Pereira. A solenidade foi realizada no auditório da Secretaria Municipal da Educação (SME) como forma de valorizar as unidades e os profissionais das áreas e incentivar as demais escolas.

“É importante ressaltar que os resultados positivos são frutos do nosso compromisso com a educação. Desde o início da nossa gestão, criamos uma política de valorização dos professores, eleições diretas para diretores, garantindo benefícios como titularidade e gratificação, além de implantação de quadras de esporte, climatização das unidades e todas as condições de trabalho necessárias para que nossos profissionais atuem na construção de uma educação pública de qualidade e excelência”, destacou Domingos Pereira.

Segundo o secretário municipal, a escola do Jardim Helvécia foi a que atingiu a maior nota do município, com 6,4 pontos. Esta média é a prevista pelo Ministério da Educação apenas para 2017, já que a média do Ideb de 2013 era 4,9. A unidade escolar abriga 315 alunos no ensino fundamental do 1° ao 5° ano. Anteriormente o ensino era feito nos dois períodos. No início de setembro deste ano, a escola passou a receber o programa Mais Educação, e os horários passaram a ser das 7h às 15h15 e das 9h às 17h15.

MAIS EDUCAÇÃO – O programa Mais Educação visa a indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino, ampliando a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

De acordo com a diretora da Escola Andreia Ferreira, do Jardim Helvécia, Maria Raimunda Gomes Coelho Martins, a conquista do maior índice entre as unidades municipais é motivo de orgulho para toda a equipe da escola. “Trabalhamos para garantir uma melhor educação aos nossos alunos. Temos uma equipe comprometida com o aprendizado e também com o desenvolvimento e com o futuro das crianças, por isso ficamos bastante contentes com o resultado obtido”, reiterou a diretora.

Com a chegada do programa Mais Educação, Maria Raimunda diz que a expectativa agora é de crescer ainda mais e formar alunos preparados para o mundo. “Sempre realizamos atividades extra-curriculares como reforço escolar, mas agora com o programa poderemos atingir um número maior de alunos e prepará-los para um futuro digno, pois é a educação que muda e transforma a vida de uma pessoa. E queremos essa transformação para nossas crianças”, destaca.

A Escola Municipal Antônio de Souza Lopes, no setor Alvorada do Sul, também estava entre as homenageadas com média 5,3. “Também superamos a meta nacional graças ao comprometimento da secretaria de Educação, professores e todos os profissionais envolvidos em uma educação de qualidade”, pontuou a diretora da unidade, Carolina Aparecida Morais. A unidade do Alvorada Sul também faz parte do programa Mais Educação, e atende 280 crianças em período integral. Oferecendo ainda, a todos os alunos, três refeições diárias balanceadas.

Durante a solenidade cada escola foi representada pelo seu gestor e receberam uma placa de reconhecimento ao trabalho desenvolvido em cada unidade. “Queremos com essa homenagem incentivar os gestores e os alunos, mesmo os que não tiveram o mesmo desempenho neste ano, para que repitam os resultados positivos na avaliação do Ideb de 2015”, informou o secretário.

Aparecida conta hoje com 73 unidades escolares de ensino fundamental e infantil. Dentre os investimentos feitos nos últimos seis anos na rede municipal de Educação estão a construção de quatro escolas modelo, a reforma e ampliação das unidades escolares já existentes e também a construção de 43 Centros Municipais de Educação Infantil.

IDEB – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador geral da educação nas redes privada e pública e foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele permite traçar metas de qualidade educacional para os sistemas e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar – taxas de aprovação, reprovação e abandono – e médias de desempenho na Prova Brasil, numa escala de 0 a 10.

Divulgado a cada dois anos, o índice tem metas projetadas até 2022, sendo que a expectativa para os anos iniciais da rede municipal é de nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça, é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.