Especial: Mais de 30 praças promovem o bem-estar da população em Aparecida

Por Allan David

23 de setembro de 2019

Foto: Claudivino Antunes

Aparecida vive uma renovação urbana e fica a cada dia mais bonita com novas praças e paisagismos na cidade

Um bairro bem estruturado tem praça pública para a população conviver. Afinal, é lá que as pessoas se encontram e a cidade acontece. Por tudo o que oferecem aos moradores, incluindo espaços para hábitos saudáveis, as praças de Aparecida estão recebendo um cuidado especial da atual administração.

Os números traduzem bem esse panorama: entre construção e intervenções para melhoria do paisagismo, já são 35 os espaços públicos do tipo inaugurados pelo prefeito Gustavo Mendanha em toda a cidade. “Estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida de nossos moradores”, sublinhou o prefeito.

A implementação de praças em variados pontos do território de Aparecida de Goiânia é o espelho do projeto da Prefeitura de tornar a cidade mais bonita e agradável para se viver. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes, confirma e acrescenta que o Poder Executivo deve investir cerca de R$ 2,5 milhões na construção das mais de 100 praças previstas para serem concluídas até o fim desta gestão.

Praça Elísio Gonçalves Guimarães, no Jardim Maria Inês – Foto: Claudivino Antunes

“A ideia é atender a cidade toda. Não há nenhum tipo de priorização de bairro A ou B. Queremos fazer praças de forma igualitária nos setores”, explica Max. Os próximos bairros a terem suas praças inauguradas serão o Bairro Hilda, Residencial Caraíbas e Veiga Jardim. Ela serão entregues ainda neste mês de setembro.

Nesta imagem, os pontos em amarelo indicam regiões de Aparecida onde há praças já construídas, em construção ou a construir. E mais 66 praças serão reformadas pela administração municipal.

“O selo que cada uma dessas praças leva é o de obra feita com o máximo de qualidade.” Max Menezes, secretário de Desenvolvimento Urbano

Max Menezes comenta que a Prefeitura de Aparecida busca manter um padrão de praça composta sempre com pergolado, bancos em madeira, playground e academia da terceira idade (ATI), também conhecidas como academia aberta. “Mas o selo que cada uma dessas praças leva é o de obra feita com o máximo de qualidade”, ressalta ele.

O secretário de Desenvolvimento Urbano observa que a administração investe na construção de praças visando também ao resgate da autoestima do cidadão. É um elemento que, para Max Menezes, faz toda a diferença no sentido de engajar os moradores na preservação desses espaços públicos.

A afirmação de Max vai ao encontro do que pensa a dona de casa Kelly Cristina Arantes, moradora do Jardim Maria Inês. “Se cada um fizer a sua parte, todos nós aproveitaremos o benefício”, diz Kelly. Ela foi uma das primeiras pessoas a curtir com os filhos a recém-inaugurada Praça Elísio Gonçalves Guimarães.

Pergolado com bancos em madeira se destaca em praça do Cidade Livre – Foto: Claudivino Antunes

Trabalho minucioso de paisagismo

Para ficar bonita, Aparecida recebe também novos projetos paisagísticos em grandes avenidas da cidade. Quem passa, por exemplo, na Avenida São Paulo, na região da Vila Brasília, já vê o resultado desse trabalho tão minucioso.

Os canteiros centrais da avenida estão começando a ficar floridos e cercados de grama. Trabalho semelhante já foi feito em outras vias de fluxo mais intenso, como na Avenida Tropical, no Jardim Tropical; na Alameda do Almeida, no Jardim Maria Inês; e na Avenida W-5, na região do Santa Luzia.

150 é o número de pedidos de construção de novas praças que a Prefeitura de Aparecida analisa neste momento

Outro local onde a equipe de paisagismo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano trabalha atualmente é no novo Paço Municipal, situado no Village Garavelo. Os últimos ajustes estão sendo feitos para entregar à população, em outubro, um complexo arborizado e com visual bem contemporâneo.

Praça do Paulista, no Garavelo, tem até campo com grama sintética – Foto: Claudivino Antunes

Além das 100 praças que a Prefeitura projeta entregar até o fim dessa gestão, a administração analisa mais 150 pedidos de novas praças feitos por moradores e lideranças comunitárias.

O secretário Max Menezes acredita que essa demanda expressiva da população por novas praças se dá, em larga medida, pelo bom trabalho que tem sido executado pelas equipes que atuam no desenvolvimento urbano.

“É um trabalho que tem ser reconhecido. Eu não aceito ninguém falar mal, por exemplo, de um gari. Ele é um servidor que faz o serviço dele com muita responsabilidade, que tem a coragem de vestir um uniforme e ir para a rua, faça chuva ou faça sol”, encerra Max Menezes.

Antes e depois

Comparativo de imagens permite ver na prática toda a mudança que as novas praças trazem no visual dos bairros de Aparecida. Veja, por exemplo, como a Rua Wilton Pinheiro, no Parque Trindade II, ficou mais limpa, atrativa e bem arborizada depois da construção da Praça Israel.