Estudantes da rede municipal de ensino conhecem gabinete do prefeito dentro do Projeto “Eleições”

Por Simony Santos

26 de setembro de 2018

Por Simony Santos

26 de setembro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Cerca de 60 alunos da Escola Municipal Luiz da Paixão Viana trocaram as salas de aula nesta quarta-feira, 26, para conhecer um pouco sobre a rotina do Prefeito de da cidade onde vivem. Os estudantes fazem parte do Projeto “Eleições” que tem como objetivo mostrar a dinâmica do Poder Executivo às crianças e mostrar a importância do voto consciente. Durante o encontro, elas questionaram sobre educação, segurança e gestão pública.

O prefeito Gustavo Mendanha iniciou contando às crianças que estudou em escola pública, e que a sua professora é a diretora do colégio em que eles estudam. A novidade deixou os alunos surpresos. Em seguida, eles iniciaram a série de perguntas dos pequenos jornalistas. Heloisa Tavares Ferreira, por exemplo, quis saber de projetos para melhorar a educação do município. Em resposta, Mendanha disse que pretende “readequar espaços, valorizar os servidores e buscar mecanismos que possam acelerar o aprendizado de vocês, como o projeto de robótica, que estamos implementando nas escolas”.

Ao ser questionado sobre a maior dificuldade em exercer seu trabalho, o prefeito explicou a importância de economizar para aplicar bem os recursos. “Tenho que organizar as contas entre o que recebemos de impostos e de recursos por meio de parcerias com o que gastamos na realização de obras e pagamento de servidores e fornecedores. Desta forma mantemos as contas públicas sempre no verde”, explicou de forma didática.  Por fim, Gustavo agradeceu a presença dos estudantes, que são, segundo ele, o presente e o futuro de Aparecida.

A diretora Neyle Christiane destacou a importância desse projeto para que os alunos saibam mais sobre o voto e em como isso reflete no dia a dia da sociedade. “Eles conheciam o prefeito das ações cotidianas, de televisão e rádio, agora estão felizes por conhecê-lo de perto. Outra coisa interessante foi o fato de saberem que o gestor estudou em escola pública e hoje é o prefeito da cidade”, pontuou a diretora. A turma de estudantes que visitou o gabinete do prefeito foi dividida em duas, sendo uma visita realizada pela manhã e a outra a tarde.