Estudantes universitários atuam na Central de Telemedicina de Aparecida de Goiânia no combate à pandemia

Por Polliana Martins

4 de julho de 2020

Por Polliana Martins

4 de julho de 2020


Foto: Claudivino Antunes

Para monitorar todos os casos de Covid-19 em Aparecida de Goiânia, está em plena atividade, desde o último 26 de abril, a Central de Monitoramento de Telemedicina da secretaria municipal de Saúde (SMS) que conta com profissionais médicos, da Enfermagem e 70 acadêmicos de Medicina que analisam todos os exames RT-PCR coletados nas UPAs e no Drive Thru  da cidade. Até o momento, as equipes da Central já investigaram mais de 20 mil desses testes, considerados de padrão Ouro, com média de 300 análises diárias feitas com o auxílio dos estudantes universitários, cuja participação tem sido elogiada pelos profissionais.  

A Central de Telemedicina está localizada na sede da SMS, no Centro de Aparecida, e funciona todos os dias da semana das 7h às 19h. Os acadêmicos atuam divididos em grupos de 5 por turno sob a supervisão de 7 profissionais da Medicina por dia durante a semana e 6 por dia nos finais de semana e 4 da Enfermagem de segunda a sexta (Nos próximos dias, mais 6 destes se juntarão à equipe). Os coordenadores da Central, os médicos Murillo Moraes e Fernando Evangelista e a enfermeira Érika Lopes, são unânimes em exaltar o comprometimento e o esforço dos estudantes voluntários oriundos dos cursos de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP) e da Universidade de Rio Verde (UNIRV).

Como os estudantes trabalham          

O coordenador médico Murillo Moraes esclarece que toda manhã mais de 900 exames, dentre positivos, negativos e inconclusivos (que devem ser refeitos) para Covid-19 são liberados na Sala de Situação (localizada no mesmo espaço que a Central) e verificados pelos acadêmicos, que fazem levantamentos clínicos, investigações epidemiológicas e preenchem a ficha com questionário da Telemedicina. A partir daí, os resultados são separados por pessoas que possuem comorbidades, idosos, crianças, pacientes com casos leves e os assintomáticos e divididos entre os membros da equipe. Cinco médicas cuidam dos pacientes mais vulneráveis ao Coronavírus a equipe de Enfermagem fica responsável pelos casos leves e sem sintomas. E mais: todos os testados, desde o último dia 24 de junho, passaram a receber o resultado do exame por mensagem via whatsApp,

Profissionais com experiência ímpar

O prefeito secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, que é um entusiasta da parceria entre as instituições de ensino superior, avalia o trabalho desses estudantes de Medicina como “excelente e com potencial para transformar a sociedade. Esses jovens se tornarão médicas e médicos ainda melhores porque terão, além do currículo tradicional, a bagagem de uma experiência ímpar de contribuição para o enfrentamento de uma pandemia histórica para o mundo inteiro. Eles também nos ajudam até a demonstrar para as pessoas que elas não estão sozinhas, que têm o apoio da Prefeitura e que há uma rede estruturada para atendê-las com eficiência e dignidade”.    

Parceria produtiva para a sociedade

“Eles nos surpreendem diariamente com a capacidade técnica, a vontade de aprender, a sensibilidade no trato com a população e a seriedade com que desempenham suas funções. Neste momento em que alguns nos deixarão porque regressarão para suas cidades durante o período de recesso das aulas, agradecemos imensamente a cada um a parceria produtiva que estabelecemos. Ao mesmo tempo, outros estão começando a contribuir conosco. A tendência é que esse trabalho conjunto seja aprimorado cada vez mais em benefício da sociedade”, afirma o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, que também preside o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Covid-19 em Aparecida.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)