Ex-ginasta e campeã mundial Daiane dos Santos é embaixadora de projeto escolar executado em Aparecida de Goiânia

Por Rafael Freitas

8 de novembro de 2018

Por Rafael Freitas

8 de novembro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

A cada ano cresce a preocupação com o desperdício de água potável no planeta. O líquido precioso deve ser economizado porque é um dos recursos naturais mais valiosos da Terra e é fonte de vida para a humanidade. Pensando na conscientização e uso racional da água por parte de adultos e crianças, a Prefeitura de Aparecida está participando do Projeto Águas na Escola – Gotas de Futuro. A ação é uma iniciativa do Instituto Trata Brasil (ITB) em parceria com a Educação Municipal.

Oito unidades escolares foram selecionadas e mais de 4 mil alunos da rede municipal de ensino de Aparecida vão participar de ações voltadas para a sensibilização do uso racional da água, gestão dos recursos hídricos, importância da coleta e do tratamento de esgoto e prevenção contra doenças. Como embaixadora do projeto, a ex-ginasta Daiane dos Santos está em Aparecida de Goiânia e foi recebida na manhã desta quinta-feira, 08, pelo prefeito Gustavo Mendanha. Ela é conhecida no mundo pelas suas diversas conquistas em competições nacionais e internacionais de ginástica artística.

O prefeito Gustavo Mendanha agradeceu a visita de Daiane Santos e seu engajamento em passar conhecimento às crianças e adolescentes dos municípios, emprestando sua imagem para um projeto tão importante para o futuro do nosso país. “É muito importante levantarmos a bandeira do saneamento e que as crianças nas escolas aprendam sobre o uso racional da água. Este projeto educacional ajudará a melhorar a qualidade de vida dos moradores das cidades, pois as crianças crescerão mais conscientes de sua função na sociedade na proteção das águas”, comentou o prefeito que dando as boas vindas à ex-atleta.

Daiane ministra palestras nesta sexta-feira, 09, na Escola Municipal Municipal Cidade Satélite, a partir das 8h. Durante visita ao prefeito Gustavo Mendanha, ela comentou da  felicidade de estar na cidade. “É uma satisfação estar em Aparecida de Goiânia e conversar com as crianças da educação pública sobre saneamento e qualidade da água. A proposta do Instituto Trata Brasil é muito importante para o nosso País.  Todos nós devemos nos unir para exigir saneamento básico. E eu acredito nas crianças que são o nosso futuro, para que possam cobrar esse benefício”, disse ela.

As atividades desenvolvidas com os alunos são lúdico/pedagógicas, com as crianças sentadas no chão. Dinâmicas e brincadeiras são realizadas com a presença da ex-ginasta brasileira. Ao final as crianças recebem um kit contendo uma cartilha da Turma da Mônica desenvolvida especialmente pelo cartunista e criador da série, Maurício de Sousa. A secretária de Educação e Cultura, Valéria Petersen, explicou porque é importante desenvolver esses projetos com as crianças. “Os adultos são mais difíceis de serem reeducados, mas as crianças, além de serem verdadeiros papéis em branco, são multiplicadores de conhecimento. Quando uma criança aprende, elas cobram os pais para que também façam o certo”. Participaram da visita o vice-prefeito, Veter Martins, o secretário de Esportes, Gerfeson Aragão (Esporte) e o presidente da Câmara Municipal, Vilmar Mariano.

A primeira etapa do projeto em Aparecida de Goiânia será finalizada nesta sexta-feira, 09, na Escola Cidade Satélite São Luis, nos dois turnos de aula, das 8h às 11h e das 13h às 16h30. A segunda etapa vai de 19 a 21 de novembro nas Escolas Municipais Ari Caetano da Costa, Amélia Cândida Brasil e a conveniada Educandário Evangélico Raios Brilhantes.