Famílias começam a mudança para os apartamentos do Residencial Buriti Sereno em Aparecida

Por Rackel Vieira

10 de janeiro de 2019

Por Rackel Vieira

10 de janeiro de 2019

Foto: Enio Medeiros

A mudança será feita em quatro etapas, começando do terceiro andar para o térreo

O sonho de ter moradia própria de Joilton Gomes de Souza se tornou realidade. Ele, a esposa e suas três filhas foram alguns dos primeiros a ocupar os 832 apartamentos do Residencial Buriti Sereno na manhã desta quinta-feira, 10. “É o sonho de todo cidadão ter sua casa própria e eu agradeço a Deus acima de tudo por ter sido beneficiado, e também a Prefeitura por me proporcionar esse momento de tanta alegria. Foram muitos anos morando de aluguel, gastando um dinheiro sem retorno e agora posso dizer que estou morando no meu apartamento”, comemorou o morador.

A ansiedade e a necessidade da Bruna Costa dos Santos foram grandes demais para esperar. “Eu não estou nem dormindo direito, pois todos os dias eu sonho com o meu apartamento. Vivendo uma mistura de ansiedade com felicidade, pois estava cada dia mais difícil viver de aluguel, tudo era muito regrado, passávamos muita necessidade. Agora tenho a oportunidade de oferecer uma qualidade de vida melhor para minha filha”, conta a nova moradora ao lado do marido Leandro e sua filha Heloíse. “Outro fator importante é que estamos localizados em uma região dotada de infraestrutura, com acesso a equipamentos públicos, supermercados e lotérica. Tudo perfeito”, reiterou Bruna.

De acordo com um dos três síndicos do Condomínio, Felipe Rodrigues Mendonça, no total, 192 famílias estavam agendas para mudar neste primeiro dia de mudança. O processo de ocupação dos apartamentos foi dividido em quatro etapas, começando do quarto andar para o térreo. “Hoje a mudança começou com os moradores do quarto andar de cada torre, nesta sexta-feira chegarão às famílias do terceiro andar, sábado do segundo e domingo, primeiro andar. Organizamos desta forma para não atrapalhar os moradores do primeiro andar, com barulho de mudança, pois a maioria desses moradores são pessoas idosas ou com deficiência, então precisam de cuidado e tranquilidade”, explicou.

A assistente social da Secretaria Executiva de Habitação, Edna Maria do Nascimento Oliveira, explica que o próximo passo é inserir os beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida no Projeto de Desenvolvimento Sócio Territorial (PDST), desenvolvido pela Prefeitura de Aparecida. “Esse programa tem como objetivo acompanhar de perto as famílias e garantir uma melhor qualidade de vida. Dentro desse programa são realizadas várias atividades sociais, como visitas domiciliares, encaminhamentos para os demais programas do governo federal, estadual e municipal. Um exemplo desse projeto é o fornecimento de cursos de capacitação profissional para geração de renda dos chefes de famílias, além de trabalhar a conscientização ambiental”, ressaltou a assistente social.

Investimento e sorteio – O sorteio dos números e blocos dos apartamentos que ocupariam ocorreu no ano passado, assim como a entrega das chaves pela Caixa Econômica Federal, Agência Goiana de Habitação (Agehab) e Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Após esse processo, faltava apenas a instalação das redes de energia e de água para que as famílias ocupassem seus novos lares, serviço feito até o início desta semana, possibilitando a realização do cronograma de mudança. O valor total da obra foi de R$ 66,6 milhões, em parceria com o Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal. As famílias vão pagar prestações que variam de R$ 80,00 a R$ 270 reais, em financiamento de 10 anos.

Habitação – O Residencial Buriti Sereno conta com 832 apartamentos, sendo que a Prefeitura de Aparecida ficou responsável pela seleção de 500 famílias e a Agência Goiana de Habitação (Agehab) pelas 332 unidades restantes. Os apartamentos possuem 41,39 metros quadrados – com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço –, distribuídos em 52 torres de quatro andares, divido em três condomínios. Além disso, cada condomínio possui uma área de lazer com churrasqueira, um salão de festa, uma quadra esportiva e um parquinho. O Residencial está situado na Avenida 100-A, esquina com Avenida das Nações, no Bairro Itapuã que faz divisa com o setor Buriti Sereno.