Famílias de alunos matriculados na Rede Municipal recebem kits de hortifruti

Por Felipe Fulquim

15 de setembro de 2020

Por Felipe Fulquim

15 de setembro de 2020

Foto: Enio Medeiros

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Aparecida de Goiânia (Semect) iniciou na última semana a entrega de kits de hortifruti para as famílias dos alunos matriculados na sua rede de ensino. Nesta primeira semana de setembro, do total de mais de 40 mil cestas adquiridas, os kits de alimentos contendo legumes, verduras e frutas chegaram a 16 unidades educacionais e contemplaram a quantia de aproximadamente 11 mil alunos. A medida, que é uma iniciativa do próprio município, pretende alcançar todos os alunos da rede e deve custar aos cofres da Prefeitura cerca de dois milhões de reais.

De acordo com a Coordenadoria de Alimentação Escolar, a ideia é incrementar a cestas básicas que já vêm sendo distribuídas pelas escolas, inserindo no cardápio das famílias alimentos que possam estimular a alimentação variada e melhorar a sua carga nutricional. De acordo com a nutricionista do departamento, Marília Araújo, os kits de hortifruti, por sua vez, foram compostos seguindo critérios da per capita e privilegiando produtos mais adequados para o transporte, para com isso evitar prejuízos e perda de qualidade dos alimentos.

Desde que ocorreu a suspensão das aulas presenciais em 17 de março e ficou estabelecido o Regime de Aulas Não Presenciais (REANP), que ocorreu a partir de abril deste ano, a Semect vem realizando a entrega de cestas básicas para as famílias de alunos utilizando recursos acumulados do Governo Federal e do Tesouro Municipal voltados para o Programa de Merenda Escolar. A medida, que inclusive está amparada em normativas do Ministério de Educação e Cultura (MEC), autoriza o uso dos repasses do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tem contemplado cerca de 40 mil famílias e já distribuiu por volta de cinco milhões de reais em alimentos.