Foliões, catireiros e fiandeiras promovem cultura de Aparecida

Por Rafael Freitas

30 de setembro de 2019

Por Rafael Freitas

30 de setembro de 2019

Foto: Rodrigo Estrela

Centenas de catireiros, foliões, violeiros e fiandeiras, reuniram neste domingo, 29, para uma grande festa em Aparecida, como o objetivo de fomentar a cultura regional e manter viva a tradição do município. O 21º Encontro de Catireiros, Foliões, Violeiros e Fiandeiras foi realizado no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, no setor Village Garavelo, e reuniu comitivas de Aparecida, Goiânia, Trindade, Novo Horizonte, e Caturaí.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Guido Marco, comemora a realização do evento.  “Aparecida tem sua história, sua cultura e tradição. O evento de hoje faz com que nossa população tenha viva a sua cultura, que é um marco histórico da cidade”.

“A folia de reis, a catira, as fiandeiras e os violeiros, são manifestações do nosso folclore e que fazem parte do povo de Aparecida. Nosso propósito é conservar nossa tradição e tornar conhecida a nossa cultura”, afirma a presidente da Associação dos Catireiros de Aparecida, Nilmarí Alves, ao destacar o festejo da cidade.

A presidente da Comissão Goiana de Folclore, Izabel Signoreli, destacou a importância de realizar o encontro.  “Queremos conservar nossa cultura com a reza das folias, apresentações de dança, do trabalho das fiandeiras e outras manifestações culturais goianas. Nossa tradição não pode morrer, nosso ”, finalizou.

Maria de Lourdes, 39 anos, veio com os filhos participar do encontro de catireiros e comentou a realização do evento. “Eu gosto de catira desde criança e hoje trouxe meus filhos para conhecer essa cultura, que não pode deixar e existir. Nosso futuro vai conhecer isso”, contou.