Força-tarefa de combate à dengue em Aparecida de Goiânia recolhe pneus descartados incorretamente

Por Polliana Martins

16 de dezembro de 2020

Por Polliana Martins

16 de dezembro de 2020

Foto: Claudivino Antunes

Atividades abrangem toda a cidade com mobilização planejada de 32 trabalhadores e deve recolher cerca de 12 mil carcaças de pneus. Ao mesmo tempo, a Saúde Municipal alerta a população para não relaxar no combate ao mosquito transmissor da dengue.

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, desde a última terça-feira, 15, até amanhã, dia 17, mais uma força-tarefa de limpeza e recolhimento de pneus descartados de forma incorreta na cidade. O objetivo é evitar o surgimento e destruir criadouros já existentes do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e promover a destinação sustentável do material recolhido. Os trabalhos são gerenciados pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental e os pneus recolhidos serão encaminhados para a empresa Reverso Reciclagem de Pneus Ltda.

Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Iron Pereira de Sousa, a ação deve coletar cerca de 12 mil carcaças de pneus e é fundamental para o combate à proliferação do mosquito vetor da dengue no município. “O descarte incorreto de pneus é um grave problema ambiental por eles levarem centenas de anos para se decompor, e também é um desafio para a Saúde Pública porque guardam água parada dentro deles e são verdadeiras maternidades para o Aedes aegypti.”

As atividades mobilizam 32 servidores com 8 caminhonetes e 5 caminhões e se estendem por toda a cidade com foco em borracharias, praças, avenidas e terrenos baldios.

Alerta para a população

O coordenador Iron Pereira alerta a população para que não descuide dos cuidados preventivos contra a proliferação do mosquito da dengue em meio à pandemia do coronavírus: “A Covid-19 é o principal tema da Saúde no mundo inteiro no momento, porém os demais desafios continuam aí e estamos no início do período das chuvas, época em que aumentam os locais propícios para que as fêmeas do Aedes depositem seus ovos. Intensificamos nossas ações, como é o caso deste recolhimento de pneus, mas toda a população precisa contribuir com o poder público nesta luta permanente contra o mosquito que transmite doenças como a dengue, chikungunya e zika”.

Iron destaca que as pessoas devem impedir que recipientes como garrafas, copos, latas, vasos de plantas e pneus armazenem água da chuva, além de manter as calhas limpas e as caixas d’água cobertas. “Com a pandemia e o isolamento social, muitos ficaram mais tempo em casa e passaram a limpar e a cuidar melhor de suas residências e quintais e a acondicionar o lixo corretamente, mas ainda há quem descuide da prevenção. É um dever de todos espalhar a conscientização para amigos, vizinhos, colegas de trabalho e familiares, trata-se de uma questão de responsabilidade social e cidadania”, enfatiza o coordenador.