Grupo Os Filhos de Aparecida é premiado em Festival Nacional de Catira

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre

Aparecida de Goiânia, 06 de junho de 2013 – O grupo local de catireiros Os Filhos de Aparecida – ganhadores de diversos prêmios regionais e nacionais – acabou de abocanhar mais um prêmio. Desta vez os jovens talentos do município foram prestigiados no II Festival Nacional de Catira, que aconteceu na cidade de Uberaba.

Os rapazes foram coroados campões do festival pela votação popular e ainda receberam a premiação de Melhor Grupo do Estado de Goiás. Os Filhos de Aparecida é um grupo criado pela iniciativa da Associação dos Catireiros Foliões e Quadrilha de Aparecida de Goiânia e é formado por sete catireiros e dois violeiros.

João Brito de Oliveira Filho nasceu e foi criado no meio de catireiros vê na prática uma oportunidade de perpetuar tradição e valores. “Para mim a catira é como um esporte. Não existe diferença. Tanto pela convivência coletiva quanto pelo progresso do corpo e da mente” – conta João Filho.

O Festival Nacional de Catira é realizado todos os anos pela Prefeitura de Uberaba, através da Associação Cultural Casa do Folclore, com apoio da Rede Integração e patrocínio da Petrobras e do Governo Federal. O evento reúne grupos de catira novatos e veteranos de todo o país.

Os grupos foram avaliados pelos critérios de coreografia, sincronismo entre a música e a coreografia e a característica de manifestação de raiz. O objetivo festival é incentivar tendências e rumos da música raiz, preservar o folclore e a identidade cultural e ainda estimular a formação de novos grupos.

A próxima aventura será dia 30 deste mês, no Festival de Catira de Anápolis. Nesta ocasião, o grupo feminino As Meninas de Aparecida também representarão a cidade. “A Associação dos Catireiros Foliões está de portas abertas para novos adeptos. Inclusive com aulas de violão e viola caipira” – conta Nilmari Alves, fundadora da associação.