Guarda Civil apreende milhares de linhas com cerol em Aparecida

Por Rafael Freitas

19 de agosto de 2020

Foto: Enio Medeiros

A Guarda Civil Municipal (GCM) apreendeu mais de 5 mil pipas com linhas perigosas após quatro meses – equivalente a 120 dias – de operação em Aparecida. A campanha “A Vida Por um Fio”, realizada todos os anos, tem como objetivo conscientizar a população sobre o perigo de acidentes envolvendo linhas cortantes, como chilena, tailandesa e Indonésia, e também aquela fabricada a partir da mistura de cola e pó de vidro, conhecida como cerol.

O trabalho educativo e de combate ao uso e comercialização desse tipo material, que geralmente acontece no mês de férias escolares, teve início em 1º de maio, devido a pandemia do novo coronavírus. Isso porque a temporada de pipas chegou mais chego em Aparecida pois as crianças e adolescentes passaram a ficar mais tempo em casa devido a suspensão de aulas presenciais nas escolas como medida de prevenção à Covid-19.

“Empinar pipa acabou sendo um atrativo e diversão para aproveitar o tempo de isolamento social. Nosso objetivo, no entanto, foi de conscientizar a todos sobre os riscos causados pela aglomeração de pessoas e ao mesmo tempo pelo uso indevido de linhas cortantes que acabam vitimando pessoas. O trabalho da Guarda Civil também resultou na apreensão de milhares de pipas com esse tipo de material, tendo em vista que em Aparecida temos uma legislação que proíbe usar e comercializar linhas como cerol, chilena, tailandesa e Indonésia“, destacou o secretário de Mobilidade e Defesa Social, inspetor Roberto Cândido.

Para evitar a aglomeração de pipeiros durante a pandemia a operação foi reforçada também no Pipódromo de Aparecida – área aberta reservada para pipeiros – praças, parques e espaços públicos da cidade. A campanha seguirá até o final do mês de agosto e depois todo o material apreendido será incinerado. A população ainda pode ajudar a Guarda Civil a fazer o seu trabalho preventivo em todas as regiões da cidade por meio de denúncia anônima pelo 153 ou pelo WhatsApp 3545-5992.