Plano de Carreira: agentes da CGM são promovidos

Por Rodrigo Augusto

26 de julho de 2019

Foto: Enio Medeiros

Valorizando homens e mulheres que cuidam do patrimônio público municipal e desenvolvem ações preventivas e ostensivas de combate à criminalidade, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia promoveu 181 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), conforme prevê o Plano de Enquadramento de Carreira da corporação. A solenidade foi realizada no Centro de Cultura e Lazer e contou com a presença do prefeito Gustavo Mendanha, secretários, vereadores e familiares dos que receberam a promoção.

Ao todo 129 agentes foram promovidos de segunda classe para guardas civis de primeira classe. Outros 52 passaram de agentes de primeira classe para inspetores de terceira classe.

Durante a solenidade, o prefeito Gustavo Mendanha destacou a importância e qualidade do serviço prestado pela GCM em Aparecida. O gestor público enalteceu a corporação, reconhecendo que os indicies de violência na cidade têm apresentado reduções consideráveis graças ao trabalho da Guarda Municipal juntamente com demais forças de segurança.

“Hoje, é um dia histórico para todos nós. Estamos resgatando um compromisso antigo com cada agente da guarda. Temos muito orgulho de nossa tropa que  cuida de prédios público e ainda protege a vida de milhares de famílias em toda cidade. Estamos reconhecendo esse valoroso serviço e também melhorando as condições de trabalho de toda nossa guarda”, destacou Mendanha em tom de agradecimento diante dos agentes que foram promovidos.

Há 14 anos Edineusa Feijó de Souza  entrou na CGM como guarda civil de segunda classe. Agora, com a promoção a servidora passa a ocupar a função de guarda civil de primeira classe. “É uma conquista de muitos anos ao longo dessa caminhada e, é lógico, que para subirmos uma escada é preciso alcançarmos o primeiro degrau. Essa promoção nos dá mais motivação para continuarmos prestando um trabalho eficiente juntamente com as outras forças de segurança”, disse a GCM Feijó.

Responsável pela tropa, que conta ao todo com 509 agentes, o secretário de Mobilidade e Defesa, Roberto Cândido enaltece a conquista corporação. “Para nós (GCM) essa promoção representa muito é uma das conquistas mais importantes para a Guarda Civil. O plano de carreira reconhece e valoriza os servidores que tanto fazem pelo nosso município”, pontuou o secretário.

Investimentos

Para que a GCM possa prestar um serviço de qualidade à população, a Prefeitura de Aparecida investe na corporação, dando condições de trabalho e motivando os agentes de segurança. Recentemente toda frota de viaturas da corporação foi renovada com a entrega de carros zero quilômetros que são usados no atendimento das ocorrências.

O sistema de comunicação da GCM também foi trocado e, agora, conta com equipamentos como rádios comunicadores digitais. O prefeito Gustavo Mendanha assinou recentemente autorização para licitação e compra de novos armamentos, cursos de formação e uniformes para os servidores.

Em breve, a Guarda Civil Municipal contará com o auxílio de 1,5 mil câmeras de videomonitoramento que serão instaladas nas principais vias e praças da cidade. Com uso da tecnologia, os agentes terão ainda mais recursos para prevenir crimes e também identificar criminosos.

“Embora a segurança pública seja uma obrigação do Estado, nós estamos investido e vamos continuar investindo para que nossa população receba atendimento ágil e de qualidade”, ressaltou Gustavo Mendanha.