Gustavo discute demandas do 13º Prefeitura em Ação com lideranças dos bairros atendidos

Por Frederico Noleto

18 de fevereiro de 2019

Por Frederico Noleto

18 de fevereiro de 2019

Foto: Wigor Vieira

A fim de discutir as principais demandas e otimizar o resultado de cada um dos serviços ofertados na 13ª edição do Prefeitura em Ação, aproximando a comunidade das decisões políticas de sua gestão, o prefeito Gustavo Mendanha recebeu na tarde desta segunda-feira (18) em seu gabinete os lideres dos bairros beneficiados pelo mutirão da prefeitura. Ao todo mais de mil homens atuarão em diversas frentes de trabalho aos moradores dos bairros Veiga Jardim l, ll, lll e lV, Papillon Park, American Park, Terra Prometida e Parque Industrial Santo Antônio. De hoje até o próximo do sábado (23) serão beneficiados, de forma direta e indireta, mais de 15 mil cidadãos.

“Faço questão de reunir os representantes dos bairros ao começo de cada mutirão para que possamos escolher juntos cada uma das demandas em que atuaremos. Cada região costuma ter as suas prioridades. Esta é uma forma que trazer a população para dentro do gabinete. A promoção da cidadania também é nosso dever. Quanto mais as pessoas se atentarem ao fato de que todos nós, juntos, poder público e sociedade civil organizada, somos os responsáveis por melhorar nossa cidade, mais rápido e fácil isso se torna. A população também deve chamar para si a responsabilidade sobre a qualidade dos serviços. É assim que acontece em diversos países e é o que estamos promovendo aqui em Aparecida” – pontua o prefeito Gustavo Mendanha.

Dentre os diversos serviços que estão sendo realizados estão a pintura de meios-fios, troca de lâmpadas, roçagem de lotes baldios, limpeza de bocas de lobo, revitalização da sinalização de trânsito nas vias varrição das vias públicas de todos os oito bairros, retirada de lixo e de entulho. Além disso as equipes de infraestrutura também estarão presentes, realizado serviços de tapa-buraco e de recapeamento. Mas também serão oferecidos serviços de saúde e assistenciais como testes de glicemia, colesterol, vacinação, orientação nutricional, emissão do Cartão SUS e Passaporte do Idoso, fotos 3×4, consultas e procedimentos odontológicos, ultrassonografia, oftalmologia, corte de cabelo, doação de mudas nativas, recreação infantil, esporte, assistência jurídica, seguro DPVAT, alvará do uso do solo, atualização do CAD Único e Bolsa Família e outros.

A presidente da Associação dos Moradores do Setor Terra Prometida, Samara Silva, aproveitou lembrar do antigo sonho dos moradores da região de se construir uma ponte sobre o Córrego Santo Antônio, que liga o bairro ao setor Veiga Jardim. “A situação tem piorado porque carros não podem atravessar o córrego mas motos conseguem. Então o bairro virou rota de fuga de criminosos. Por isso já não se trata mais de um problema apenas de Mobilidade, mas também de Segurança Pública. E não existe uma pessoa sequer do bairro que não tenha sido assaltada ali perto daquela região. Portanto esse seria um benefício de grande ajuda”. O prefeito adiantou que a obra será contemplada na nova etapa do Projeto Andino, com aporte do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que implantará novos eixos estruturantes interligando as regiões do município.

“Temos todo interesse em dar celeridade a este projeto, pois ele dará uma nova dinâmica a nossa cidade. Implantaremos os Eixos Leste-Oeste, que resolverão diversos gargalos, encurtando distâncias e trazendo muito mais agilidade, conforto e segurança à mobilidade de Aparecida” – conclui o prefeito. Para o líder comunitário Nilton Dias de Oliveira, conhecido como Colatina, uma outra reivindicação importante dos moradores é a da reforma e ampliação do posto da Samu da região. “Eu já autorizei o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, para que realize esta obra. Em muito breve iremos apresentar este projeto. Eu sei do esforço de todos os trabalhadores da Saúde do local, que realmente necessita de reformas. Está entre as nossas prioridades” – pontua Gustavo.

O atendimento direto à população acontecerá na sexta-feira (22) das 8h às 14h e no sábado (23) das 8h às 12h em estrutura montada na Escola Municipal João Cândido da Silva, localizada na Rua w-1 esq. com L-22, no Setor Papillon Park. Durante a solenidade de abertura da 13ª edição do Prefeitura em Ação, o prefeito, que percorrerá todos os bairros nesta semana e monta seu gabinete na estrutura montada para a realização dos serviços na sexta-feira e no sábado, anunciou que a cidade será beneficiada com mais de R$ 300 milhões, com investimentos em várias obras para Aparecida neste ano. “Vamos investir em pavimentação asfáltica, urbanização e embelezamento da cidade para que o nosso município possa continuar pujante como ele já é e melhorar ainda mais a qualidade de vida dos moradores”, disse o prefeito. Participaram da reunião o vice-prefeito Veter Martins e os secretários Afonso Boaventura (Governo) e Arnaldo Leite (Mobilidade e Defesa Social); além do organizador do Prefeitura em Ação, Júlio Lemos.

Combate à dengue – A frente de serviço da 13ª edição da Prefeitura em Ação contará também neste ano com um arrastão de combate à dengue. Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde, Iron Pereira, mais de 80 agentes de endemias percorrerão as ruas dos bairros beneficiados e atenderão aproximadamente 15 mil casas da região. “Além desse serviço de combate, vamos realizar um trabalho de conscientização nas escolas e empresas, distribuição de cartilhas orientando a população sobre os cuidados com o mosquito Aedes Aegypti, o transmissor de Febre amarela, Dengue, Chickungunya e Zika. A prevenção é muito simples como limpar calhas, ralos, não jogar lixo que podem acumular água da chuva, manter a cisterna e caixa d’água sempre fechados, entre outros”, explicou. O prefeito Gustavo Mendanha acompanhou as primeiras vistorias.