Gustavo e Wilder anunciam mais 9 milhões para compra dos equipamentos

Por Ana Clara Dias

15 de fevereiro de 2018

Foto: Wigor Vieira

O prefeito Gustavo Mendanha e o senador da República Wilder Morais anunciaram, oficialmente, na tarde desta quinta-feira (15) a chegada da segunda parcela do recurso para compra dos equipamentos do Hospital Municipal. Gustavo aproveitou a visita de Wilder à cidade para apresentar a unidade ao parlamentar.

Serão investidos R$ 18 milhões para a aquisição dos equipamentos referentes à entrega da primeira etapa do Hospital. A primeira parcela do recurso, no valor de R$ 9 milhões já havia sido liberada pelo Ministério da Saúde no final de 2017. O restante foi repassado ao Fundo Municipal de Saúde na última sexta-feira (09).

“Foram meses lutando, indo a Brasília, e finalmente agora nós podemos anunciar o restante do investimento. Fiz questão de dar a notícia oficialmente com a presença do senador Wilder que não tem medido esforços para ajudar Aparecida a buscar recursos para nossa cidade, junto com o deputado Daniel Vilela. Nossa meta é entregar a primeira etapa do Hospital até agosto para que possamos salvar muitas vidas”.

De acordo com o secretário de Saúde Edgar Tolini, o Hospital Municipal será entregue em etapas. “Na primeira estão previstos 60 leitos clínicos e 20 leitos de UTI. Estamos com o processo de aquisição dos equipamentos em andamento para que a unidade entre em funcionamento o mais rápido possível”, destacou.

“Eu estou muito feliz de poder participar ativamente do processo de abertura desse Hospital, que será referência na cidade e no Estado. Além de poder dar essa boa notícia em primeira mão, e pessoalmente, para toda população de Aparecida”, comemorou Wilder Morais.

Custeio – Para manter uma estrutura de 220 leitos funcionando, são necessários cerca de R$ 10 milhões mensais. Ou seja, são R$ 120 milhões por ano para custear todos os serviços oferecidos. O Ministério da Saúde anunciou a liberação de parte do recurso em janeiro desse ano. São R$ 4,1 milhões de custeio referente ao funcionamento da primeira etapa.

Em uma obra desse porte, e que beneficia todo o Estado de Goiás, o município arca com uma parte do custeio e precisa das contrapartidas dos governos federal e estadual. Ainda para a abertura do Hospital é necessário escolher a modalidade de gestão da unidade, que também está em andamento. Quando estiver em funcionamento pleno, o Hospital demandará cerca de 1400 servidores.

A unidade possui 21 mil metros quadrados, sendo seis blocos, que incluem pediatria, geriatria, dois para clínica médica e dois para pós-cirurgia. O HMAP abriga ainda 220 leitos, sendo 90 leitos clínicos, 60 leitos cirúrgicos, 20 leitos pediátricos, 30 leitos de UTIs, 10 leitos de recuperação anestésica e 10 leitos de reanimação e observação. A unidade fica no setor Cidade Vera Cruz.

Integração Nacional – O Prefeito Gustavo Mendanha aproveitou a visita do senador Wilder Morais (PP) à Aparecida de Goiânia, e pediu que ele intercedesse junto ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, para liberação de recursos para o município. O ministro deve visitar a cidade na próxima semana, também acompanhado do senador, para  sobrevoar as áreas de erosão no Jardim Mont Serrat e Retiro do Bosque, que serão beneficiadas diretamente com os recursos do Governo Federal.