Gustavo entrega Unidade Básica de Saúde aos moradores do Garavelo Park

Por Ana Clara Dias - SMS

1 de setembro de 2017

Foto: Claudivino Antunes

Os moradores do setor Garavelo Residencial Park comemoraram a chegada da Unidade Básica de Saúde do setor na tarde desta sexta-feira (01). A inauguração da unidade faz parte das atividades do Prefeitura em Ação, que está sendo realizado na região do Garavelo desde o início da semana.  A solenidade foi conduzida pelo prefeito Gustavo Mendanha e o Secretário de Saúde Edgar Tollini e contou ainda com a presença de vereadores, secretários e do deputado Federal, Daniel Vilela (PMDB). A UBS do Garavelo Park é a 25ª construída em Aparecida, e é porte III, ou seja, atenderá com três equipes de Estratégia de Saúde da Família.

Segundo o prefeito Gustavo Mendanha, a atual gestão está ampliando o acesso aos serviços em todas as regiões da cidade.  “O Prefeitura em Ação não é apenas um evento, ele foi pensado para levar os serviços públicos para os moradores de cada região. A inauguração dessa UBS faz parte disso, e da melhoria no acesso à saúde pública de qualidade. Com essa unidade completamos 25 unidades básicas inauguradas. Até o final do ano vamos inaugurar mais cinco. Além do Hospital Municipal e Centro de Especialidades”, comemorou o prefeito acompanhado do vice-prefeito Veter Martins.

O secretário de Saúde contou que até o final do ano mais cinco unidades serão entregues em Aparecida. “Estamos melhorando a cobertura de estratégia de saúde da família, com unidades em várias regiões da cidade. Com o fortalecimento da atenção básica, é possível realizar uma política sólida de prevenção e promoção em saúde e muitos casos são resolvidos nas UBSs, desafogando as unidades de urgência. Essa UBS vai atender famílias do Garavelo Residencial Park, Garavelo e parte do Jardim Helvécia”, ressaltou Edgar Tollini. Ainda este ano, serão entregues as unidades nos setores Bairro Ilda, Bairro Cardoso, Santo André, Cruzeiro Sul e Colina Azul.

Cada equipe possui capacidade para atender, em média, quatro mil moradores da área de abrangência. Diferentemente das unidades do Rosa dos Ventos e Chácara São Pedro, que são de substituição, a Garavelo Park é uma unidade nova, já que o serviço não contemplava ainda a região. Cada equipe conta com um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem. A unidade também tem servidores administrativos e funcionará das 8h às 17h, de segunda à sexta. “É muito bom observar que a saúde pública de Aparecida tem evoluído e com qualidade e humanização”, pontuou o deputado federal, Daniel Vilela.

O espaço conta com consultórios médicos, sala de observação, auditório para educação em saúde, consultório odontológico, sala de inalação, local para procedimentos, além de farmácia, sala de curativo, coleta, acolhimento multiprofissional, banheiros adaptados, vacina, dependências administrativas e outros. A unidade possui ainda 578,88 metros quadrados de área construída e foi orçada em aproximadamente 1,1 milhões do Ministério da Saúde e contrapartida do município. “Para mim que tenho hipertensão será muito bom ter uma UBS perto de casa, evitando assim ter que consultar lá no centro de Aparecida”, relatou a moradora da Rua 38-E, Maria Auxiliadora.

Atendimentos – Nas UBSs, a população tem acesso a atendimentos básicos gratuitos como pré-natal, programas de prevenção e promoção à saúde, enfermagem e odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, injeções, curativos, inalações, coleta de exames, vacina, exames laboratoriais, tratamento entre outros serviços. Com a inauguração da UBS Garavelo Park, Aparecida completa 24 novas Unidades Básicas de Saúde novas, construídas e entregues nas gestões do ex-prefeito Maguito Vilela e do atual prefeito Gustavo Mendanha.

Homenagem – A UBS Garavelo Park recebeu o nome de Maria Pereira de Oliveira Flávio. A homenageada foi moradora da região por muitos anos e prestou serviços sociais relevantes para a comunidade local. “Para nós, filhos e netos desta mulher guerreira, que se mudou para Aparecida em 1988, é uma grande honra receber essa homenagem”. Gleison Flávio também agradeceu a homenagem dada à sua mãe. “Minha família está contente com o reconhecimento e as outras famílias da região também, pois agora terão um local para receber os devidos cuidados médicos”, disse.

Presenças – Estiveram presentes na solenidade de inauguração da UBS os secretários Ozair José (Desenvolvimento Econômico), Max Menezes (Desenvolvimento Urbano), Afonso Boaventura (Casa Civil), Cleomar Rocha (Tecnologia), Adriano Montovani (Trabalho), Jório Rios (Administração), Tatá Teixeira (Articulação Política), Einstein Paniago (Transparência), Gefferson Aragão (Esporte), Tarcísio dos Santos (AparecidaPrev), Valéria Pettersen (Projetos), Mayara Mendanha (primeira dama e Assistência Social) e Fábio Camargo (Procuradoria). Além do presidente da Câmara, Vilmar Mariano (PMDB) e dos vereadores Gilsão Meu Povo (PMDB), Edinho (PSDC), Mazinho do Madre Germana (SD), Fábio Ideal (PSC), Pastor Cláudio Nascimento (PRB), Hilário Giacometi (PSB), Valdemir Souto (PR), Lelis Pereira (DEM) e Leandro da Pamonharia (PV).