Gustavo Mendanha apresenta projeto Cidade Inteligente ao prefeito de Goiânia

Por Allan David

12 de fevereiro de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

Prefeito de Aparecida anunciou em primeira mão a decisão do município de construir um elevado na Avenida Bela Vista com a BR-153, para desafogar o trânsito naquela divisa com a capital

Aparecida e Goiânia vão caminhar juntas para prover soluções à população de ambas as cidades e da Região Metropolitana em diversas áreas, da saúde ao desenvolvimento urbano, incluindo a melhoria da malha viária em avenidas que marcam a divisa dos municípios. Foi o que afirmaram nesta sexta-feira (12) o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, e de Goiânia, Rogério Cruz, em visita do gestor da capital a seu contraparte aparecidense.

O prefeito de Aparecida adiantou a Rogério Cruz e a membros do seu secretariado, em primeira mão, que a Prefeitura de Aparecida construirá um elevado na Avenida Bela Vista, na Vila Brasília, que irá desafogar o intenso tráfego de veículos naquela região. Cortado pela BR-153, o trecho marca a divisa entre os municípios de Aparecida e Goiânia. Essa é uma das obras projetadas para o centenário de Aparecida, em 2022.

O encontro entre os prefeitos ocorreu na Cidade Administrativa Luís Alberto Maguito Vilela. O prefeito Gustavo apresentou a Rogério Cruz, também, o funcionamento do programa Cidade Inteligente, iniciativa que, conforme lembrou Gustavo, Maguito estava disposto a replicar em Goiânia quando assumisse o governo da capital. Emocionado, Gustavo expressou gratidão a Maguito, seu antecessor na Prefeitura de Aparecida.

Com a morte do então prefeito licenciado de Goiânia Maguito Vilela  em janeiro deste ano, o projeto foi assumido por Rogério, que esteve em Aparecida hoje para conhecer a iniciativa em detalhes. O prefeito de Goiânia afirmou que ficou motivado com o que viu no Centro de Inteligência Tecnológica (CIT), onde são processados os dados do Cidade Inteligente. A intenção com o programa é de fazer uso da tecnologia na administração pública para desonerar o erário, universalizar o acesso da população aos serviços públicos e aumentar a conectividade na cidade.

“Essa visita aqui hoje só nos fortalece, mostrando que estamos certos na nossa caminhada em Goiânia, uma vez que, no que diz respeito a cidade inteligente, Aparecida de Goiânia está na frente, bem adiantada nesse aspecto”, declarou Rogério Cruz.

Rogério Cruz (à esquerda) e Gustavo Mendanha cogitam parcerias estratégicas para favorecer a população da Região Metropolitana da capital – Foto: Rodrigo Estrela

No CIT, o prefeito Gustavo Mendanha apresentou a Rogério o funcionamento do projeto Olhos de Águia, considerado o braço do programa Cidade Inteligente para a segurança pública. O prefeito de Goiânia viu na prática, por exemplo, a captação de imagens de parte das 650 câmeras com inteligência artificial que monitoram toda a cidade, inclusive o chamado cinturão de acesso a Aparecida, cobrindo áreas que fazem divisa com Goiânia.

O prefeito de Aparecida, a exemplo do gestor da capital, declarou que sua gestão buscará em Goiânia aquilo que, segundo ele, a cidade faz com maestria e excelência. “Eu penso que nós temos que compartilhar ideias. Goiânia tem vários cases de sucesso e, nesse sentido, Aparecida é uma vanguardista com relação a investimentos em tecnologia”, disse Gustavo Mendanha.  “Nós temos hoje esse conhecimento para ofertar a Goiânia”, completou.

Também acompanharam a visita de Rogério Cruz o vice-prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano; a secretária municipal de Assistência Social, Mayara Mendanha; e outros membros do secretariado de Gustavo Mendanha.