Gustavo Mendanha é empossado presidente honorário da Câmara de Cooperação Israel-Brasil Central

Por Rafael Freitas

19 de junho de 2019

Por Rafael Freitas

19 de junho de 2019

Foto: Rodrigo Estrela

A Câmara tem como objetivo intermediar as relações entre os empresários dos estados centrais do país com o Estado de Israel

O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, tomou posse na tarde desta quarta-feira, 19, como presidente honorário da Câmara de Cooperação Israel-Brasil Central (CCOPIB), que integra os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. O intuito deste processo de integração é aproximar os empresários dos estados brasileiros com Israel. Também foram empossados o empresário Amos Blanche e Jusciene Dias Schabbaca, como presidente e vice-presidente, respectivamente.

A cerimônia de posse foi chancelada pelo embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, no auditório do Sesc, no centro de Goiânia, e contou com a presença dos prefeitos Vinícius Dias (Jataí) e Paulo Vale (Rio Verde). Os dois municípios do interior de Goiás também entraram para a CCOPIB, que será sediada na Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio) e terá atuação no Centro-Oeste brasileiro com o apoio da embaixada israelense.

Gustavo Mendanha destacou as oportunidades que poderão surgir com o lançamento da Câmara de Cooperação e agradeceu a Embaixada de Israel ao assumir como presidente honorário da CCOPIB. “Estou muito feliz em poder participar deste momento importante de consolidação da relação do Estado de Goiás com Israel. Me coloco como instrumento para potencializar a relação entre os dois países, tendo em vista que temos uma série de oportunidades para acordos comerciais na área do comércio, indústria, tecnologia, saúde, educação e agronegócio”.

O prefeito ainda acrescentou que a cooperação vai somar investimentos para Aparecida. “Nossa cidade vai ganhar muito através de parcerias e acordos comerciais que ainda virão”, pontuou ele ao destacar os trabalhos que tornarão Aparecida cidade-irmã de Berseba, cidade do país israelense, onde nasceu o embaixador de Israel, Yossi Shelley.

O embaixador Yossi Shelley destacou a importância da CCOPIB para os estados brasileiros. “Israel e Brasil são parceiros de muito tempo e esses estados que formam a Câmara são de importância singular para a economia brasileira. Tenho certeza que a CCOPIB alcançará um número expressivo de empresários, criando uma ampla coalizão de empresas interessadas em importar ou exportar para Israel”, afirmou o embaixador ao apoiar a criação da Câmara de Cooperação Israel-Brasil Central.

O empresário Amos Blance, que tomou posse como presidente da CCOPIB, comentou da relação internacional entre os dois países. ”Israel é um país que tem fonte inesgotável de tecnologia para agregar valor ao Brasil. Temos um potencial de negócios para explorar e essa aproximação entre o governo brasileiro e israelense, eliminando barreiras e criando oportunidades, vai facilitar cooperações comerciais. Nosso objetivo é internacionalizar e ampliar investimentos”, destacou.

“Lançamos hoje a Câmara de Cooperação que vai ajudar o poder público e os empresários para missões internacionais. Nosso objetivo é abrir portas para grandes negócios e potencializar oportunidades de investimentos”, afirmou a superintendente da COOPIB, Jusciene Dias Schabbaca, que também tomou posse.