Gustavo Mendanha e Helder Barbalho inauguram e vistoriam obras em Aparecida nesta segunda-feira, 19

Por Daniela Ribeiro

16 de fevereiro de 2018

Por Daniela Ribeiro

16 de fevereiro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

O Prefeito Gustavo Mendanha e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, inauguram oficialmente nesta segunda-feira, 19, às 16h, as obras de contenção da erosão na Avenida Bartolomeu Bueno, esquina com Alameda do Almeida, no Jardim Luz, em Aparecida de Goiânia. A reconstrução do eixo foi realizada com recursos municipais e federais. Além da solenidade de inauguração, o ministro fará uma vistoria em pontos com erosão na cidade e também no Parque Tamanduá, no Setor Garavelo.

“O ministro vem para inaugurar oficialmente as obras do Jardim Luz que contaram com recursos federais para a execução. E além desta solenidade, vamos aproveitar sua visita à cidade para vistoriar outros pontos do município que precisam de intervenção e obras de contenção como o Jardim Mont Serrat. E tenho a certeza que ele será sensível mais uma vez com a situação de Aparecida e ajudará na liberação de mais verbas para solucionarmos de forma definitiva esses problemas”, destacou o prefeito.

Para as obras de aterramento e compactação do solo na região erosiva e da pavimentação da Avenida Bartolomeu Bueno foram investidos recursos no valor de R$ 9 milhões. R$ 7 milhões oriundos do Plano Emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil –  órgão do Ministério da Integração Nacional, e contrapartida de R$ 2 milhões do Tesouro Municipal. Também foi realizado trabalho de modernização, ampliação do sistema de captação e drenagem de águas pluviais do bairro com a implantação de bocas de lobo e a finalização do sistema de dissipação das águas no leito do Córrego do Almeida.

Entre outras obras que serão vistoriadas pelo ministro Helder Barbalho, está a contenção da voçoroca do Parque Tamanduá no Setor Garavelo, que foi realizada com recursos no valor de R$ 19 milhões, também oriundos do Governo Federal após decretada a situação de emergência. A Secretaria de Infraestrutura de Aparecida iniciou os trabalhos da obra que recuperou totalmente o problema da erosão na gestão passada, com a canalização do córrego Tamanduá e implantação de galeria pluvial no setor.

Outros pontos que serão visitados pela comitiva são as erosões do Jardim Mont Serrat, Cândido de Queiroz, Recando das Emboabas e Retiro do Bosque. “A secretaria de Infraestrutura e a Defesa Civil de Aparecida vem trabalhando há alguns anos de forma paliativa nesses locais que são áreas de grande preocupação para a administração municipal. Precisamos de apoio do Governo Federal para a execução das obras de contenção, por isso a vinda do ministro da Integração Nacional à cidade é de grande importância. Assim poderemos mostrar a real situação in loco”, comentou o prefeito Gustavo Mendanha.

Plantio de árvores – Com o objetivo de prevenir o assoreamento das margens do Córrego Almeida, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) plantará, até segunda-feira, 19, 500 mudas de árvores nativas da flora brasileira. As mudas começarão a ser plantadas ainda neste sábado, finalizando o trabalho com o plantio feito pelo prefeito Gustavo Mendanha, ministro Helder Barbalho e também por autoridades presentes na solenidade de inauguração das obras na Alameda.  “Nosso objetivo é promover o reflorestamento das margens dos rios e córregos do município, evitando assim, erosões futuras”, sublinhou o secretário de Meio Ambiente, Ezízio Barbosa.

Serviço

Assunto: Gustavo e Helder Barbalho inauguram e vistoriam obras em Aparecida nesta segunda-feira, 19

Data: 19 de fevereiro de 2018 (segunda-feira)

Horário: 16h