Gustavo Mendanha participa de primeira sessão da nova legislatura da Câmara

Por Rafael Freitas

2 de fevereiro de 2021

Por Rafael Freitas

2 de fevereiro de 2021

Prefeito fez um balanço das medidas contra a pandemia, da união entre os poderes e da busca de investimentos para obras no município. O gestor protocolou ainda dois projetos que nomeiam prédios públicos municipais

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, participou na manhã desta terça-feira, 02, da primeira sessão do ano da Câmara Municipal, sendo recepcionado por todos os 25 vereadores da 15ª legislatura. O presidente do Legislativo, André Fortaleza (MDB), abriu a sessão extraordinária e saudou a todos os presentes na Casa. Durante depoimento, o gestor municipal ressaltou a importância do trabalho dos vereadores e entregou ao Legislativo dois projetos de lei – que deverão ser votados nessa semana.

O primeiro projeto protocolado pelo gestor municipal é que dá nome de Alberto Maguito Vilela ao prédio da Cidade Administrativa. A proposta é uma homenagem ao ex-governador, ex-prefeito de Aparecida e prefeito eleito de Goiânia, que morreu em janeiro em decorrência das sequelas da Covid-19. “Essa é apenas a primeira homenagem que faremos ao legado, ao trabalho e ao grande homem que Maguito foi para a cidade de Aparecida”, pontuou Gustavo Mendanha.

O segundo projeto dá o nome de Leandro, da dupla com Leonardo, ao Anfiteatro Municipal. “Leandro foi um ídolo da música sertaneja e reconhecido por muitos como uma das melhores vozes do país. A família do artista mantem a Casa de Apoio São Luiz, em Aparecida, que acolhe famílias que lutam contra o câncer. Essa é uma justa homenagem”.

Durante discurso, o prefeito Gustavo Mendanha pontou as medidas contra a pandemia e da busca de investimentos para obras no município, abordando ainda a união entre os poderes. “Fui vereador por dois mandatos, presidente desta Casa também por duas vezes e não poderia deixar de participar deste momento. A harmonia dos poderes é muito importante para que nós possamos dar novos passos. Sei que em muitos momentos haverá embates entre vereadores e secretários, mas espero que o respeito permaneça e que o interesse público esteja acima do interesse pessoal. Aparecida de Goiânia espera muito dos nossos mandatos e temos a responsabilidade de atender a municipalidade”, disse o gestor.

O prefeito enfatizou também que o desafio, em razão da pandemia, é salvaguardar vidas e defender o setor econômico. “Quero dizer do meu comprometimento em continuar transformando a cidade de Aparecida e que conto com cada um de vocês para continuar fazendo uma ótima gestão. Manter os empregos com muita responsabilidade e inteligência, dialogando com o setor produtivo, com os empresários e comerciantes, mostrando a necessidade de manter os cuidados contra a Covid-19. A administração municipal vai manter o seu equilíbrio e a sua forma lúcida de enfrentar a pandemia, mas claro, também contribuindo para o que o setor econômico e os trabalhadores não venham ser prejudicados”, afirmou o gestor.

O vereador Isaac Martins (PP) destacou que os poderes são harmônicos e que devem trabalhar em prol do município. “Vejo a Câmara renovada com vereadores e veradoras com o desejo de trabalhar pela cidade. Hoje damos inicío as sessões plenárias. Esse é um poder independente, harmônico, com a prerrogativa de legislar, mas também de fiscalizar o Poder Executivo. Às vezes as pessoas interpretam isso de forma errada, mas o vereador tem o dever de ajudar o prefeito a resolver os problemas da cidade. A Câmara tem essa responsabilidade e tenho certeza que com a união de todos a nossa cidade será ainda melhor”, destacou o parlamentar.

A vereadora Valéria Pettersen (MDB) afirmou que o desafio agora é combater a pandemia e garantir benefícios para a população de Aparecida. “É uma honra receber o prefeito aqui no plenário. Sabemos que a administração trabalha para atender os anseios da população e hoje, nosso município enfrenta uma pandemia com responsabilidade, onde todo o país sofre, e quero dizer que o Executivo pode contar com a Câmara na tomada de decisões”. André Fortaleza ainda completou: “Vamos trabalhar em prol do povo e dar a nossa parcela de contribuição para que Aparecida possa se desenvolver ainda mais”.

Busca de investimentos

Ao citar que Aparecida é maior do que sete capitais e uma das cidades mais importantes do país, Gustavo Mendanha garantiu que não medirá esforços para buscar investimentos do governo federal, por meio dos ministérios, e emendas da bancada goiana no Congresso Nacional. “Conto com o apoio dos senhores vereadores nesta busca. Irei a Brasília nos próximos dias para tentar aprovação no Congresso de empréstimo com financeira internacional. Esses recursos serão necessários para realizar um amplo programa de infraestrutura, cumprindo o sonho antigo de todos os prefeitos que passaram pela prefeitura, que é pavimentar todas as ruas da cidade”, comentou Gustavo Mendanha, que completou: “O programa visa ainda a construção de novos Cmeis e parques ambientais em Aparecida, e com isso melhorar a qualidade de vida da nossa população”, sublinhou.