Gustavo Mendanha recebe prêmio internacional pelo Projeto MiniLab Cidadão

Por Maria Jessyca Queiroz

23 de julho de 2019

Foto: Divulgação

Premiação foi realizada em São Paulo e contou com a presença do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley

Desenvolvido pela Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Projeto MiniLab Cidadão, recebeu na noite desta segunda-feira, 22, o Prêmio InovaCidade, do Instituto Smart City Business América. Esta é a terceira vez que o município é premiado em primeiro lugar pelos projetos de inovação e tecnologia desenvolvidos no município. A premiação, que está em sua 7ª edição, é o reconhecimento do Instituto às iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidade e foi realizado na Transamerica Expo Center, em São Paulo, e contou com a presença de diversas autoridades nacionais .

O prefeito Gustavo Mendanha recebeu a premiação das mãos do Presidente do Instituto de Smart City Business América, Leopoldo Albuquerque. “Pelo terceiro ano consecutivo recebemos o prêmio InovaCidade e dessa vez, nosso destaque foi para o MiniLab Cidadão, que faz parte do projeto Cidade Inteligente, desenvolvido em nossa cidade. Me sinto honrado em levar esse título para a nossa população”, comemorou gestor municipal que é um entusiasta do conceito Cidade Inteligente. Gustavo estava acompanhado do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley.

O MiniLab Cidadão consiste em uma rede de atores e oficinas que disponibiliza ferramentas, projetos e ideias com a lógica de compartilhamento de experiência no exercício da cidadania. O projeto conquistou o prêmio pela terceira vez consecutiva. Foram recebidos 53 projetos com iniciativas que contribuem para o exercício da cidadania, sendo que 20 foram selecionados como vencedores. “O projeto pensa a coletividade das ideias e a sociabilidade, por isso é tão importante”, comentou Gustavo.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha, destacou a importância da premiação para o município. “A população é a principal razão do projeto cidade inteligente, que é voltado para o exercício da cidadania. A premiação coloca a nossa cidade como modelo, resultando não apenas em reconhecimento, mas principalmente dando visibilidade para que empresas venham e criem mais oportunidades de emprego e renda, e que instituições queiram desenvolver seus projetos de referência aqui, melhorando ainda mais a cidade”, explicou.

A apresentação do projeto premiado dentro da programação do Inovacidade será nesta terça-feira, 23, e será feita pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Informação, Cleomar Rocha. Segundo ele, o MiniLab tem uma perspectiva de trabalhar a sociabilidade e o uso compartilhado de equipamentos públicos. “A implantação do projeto já foi iniciada e será finalizada neste segundo semestre. Nossa expectativa é muito boa, porque estamos reinventando os espaços makers em uma rede colaborativa. É um projeto modelo para outras cidades e certamente essa apresentação despertará interesse de vários setores”, informou.

Cidade Inteligente- O MiniLab Cidadão é parte do projeto ‘Cidade Inteligente’, que prevê a implantação de uma rede de fibra ótica municipal de alta velocidade e alta largura de banda larga em todos os prédios públicos municipais com custo operacional reduzido. Esse sistema ampliará a capacidade de comunicação interna entre os órgãos da administração, agilizando a realização de processos e atendimento eficiente aos cidadãos.

O projeto também prevê a criação de redes que irão possibilitar o acesso gratuito à internet em aparelhos públicos, hotspots, criação de minigames educacionais e informacionais, ampliação do sistema de videomonitoramento da cidade com aumento do número de câmeras e adoção de softwares de reconhecimento de padrões com, se necessário, utilização de drones e robôs. Criado pela Prefeitura de Aparecida, o ‘Cidade Inteligente’ também consiste na elaboração de modelos de planejamento e regulação urbana, ampliação de cursos profissionalizantes e de capacitação para diversas atividades produtivas, com foco no empreendedorismo, desenvolvimento de habilidades e outras competências.