Gustavo, moradores e comerciantes conferem últimos detalhes antes da inauguração do viaduto


24 de julho de 2019
Foto: Enio Medeiros

Acompanhado de moradores e comerciantes da Vila Brasília e bairros vizinhos, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, vistoriou na noite desta quarta-feira, 24, os últimos detalhes das obras do viaduto Vereador João Antônio Borges no cruzamento da Avenida São Paulo com Avenida Rudá. A obra será inaugurada na manhã da próxima sexta-feira, 26.

“É de se emocionar ao vermos os últimos detalhes. Estamos aqui, ao lado de moradores, comerciantes e líderes comunitários dessa região mostrando como irá ficar essa obra que vai melhorar a mobilidade urbana de nossa cidade, acabando com o maior congestionamento nos horários de pico do município”, apontou o prefeito Gustavo Mendanha durante a vistoria.

Morador da Vila Brasília há 41 anos, o empresário Tio Gainho acompanhou a comitiva durante a vistoria. Segundo ele, o viaduto vai dar outro ritmo ao tráfego de veículos na região, melhorando o ir e vir de milhares de condutores que passam diariamente pelo local.

“Não tenho nenhum pingo de dúvidas que essa obra vai melhorar o trânsito nesta região. Almejávamos isso há muitos anos e, agora, o Gustavo tem a felicidade de nos entregar este presente para nosso bairro e bairros vizinhos. Só temos que agradecer”, comemorou o morador que se diz apaixonado pela região da Vila Brasília.

Ainda durante a vistoria, Tio Gainho apontou que obra, além de dar maior fluidez ao trânsito, também será um cartão postal para a cidade. “Com esse trabalho, de desenhos e pinturas, essa obra já se tornou o cartão postal mais bonito de nossa cidade”, apontou ao se referir aos painéis de arte que colorem as paredes do viaduto.

Novidade

O prefeito Gustavo Mendanha anunciou ainda, ao lado de secretários municipais, vereadores e moradores da região, que a parte inferior do viaduto, a chamada trincheira, será fechada aos domingos para que a população tenha à disposição mais um espaço de convivência e lazer. A intenção do prefeito é que as famílias de Aparecida possam utilizar a via em um dia com menor tráfego de veículos para se divertir.

“Acabei de tomar uma decisão:  aos domingos vamos fechar esse espaço e abrir para as famílias e crianças praticarem atividades esportivas como skate, andar de patinete e bicicleta ou mesmo passar aqui e tirar fotos. As pessoas terão oportunidade de contemplar as obras de arte do projeto Galeria Cidade e também de conviver com segurança na parte inferior do viaduto.

Galeria Cidade

O projeto Galeria Cidade tem como objetivo fomentar a arte urbana e valorizar o patrimônio público do município, dando maior visibilidade aos espaços. O projeto contempla inicialmente 20 pontos que receberão as intervenções artísticas em diferentes regiões da cidade. O primeiro ponto a receber o projeto é o viaduto Vereador João Antônio Borges, na Avenida São Paulo. Nas paredes do viaduto, estão sendo pintados painéis que valorizam a cultura popular, sobretudo, de Aparecida. As obras recebem a assinatura do artista plástico aparecidense Marcelo Costa.

Paredes do viaduto estão cheias de cor e expressões . Obras fazem parte do projeto Galeria Cidade (Foto: Claudivino Antunes)

Obras

O viaduto João Antônio Borges foi construído para resolver o maior problema de mobilidade urbana em Aparecida. No cruzamento da Avenida São Paulo com Avenida Rudá passam diariamente cerca de 50 mil veículos por dia, deixando este ponto da cidade engarrafado nos horários de pico como início das manhãs e final de tardes. Com a entrega da obra à população, o trânsito terá mais fluidez na região, pois o condutor terá passagem livre pela parte inferior do viaduto, reduzindo o tempo de viagem de quem trafega nos dois sentidos.   

Viaduto será entregue inaugurado na próxima sexta-feira,26 (Foto: Enio Medeiros)

Orçada em R$ 13,1 milhões, recursos oriundos do Governo Federal com contrapartida da Prefeitura de Aparecida, a obra contempla ainda um moderno sistema de drenagem e captação de água pluvial, além de paisagismo e sinalização para pedestres. Além de inaugurar o viaduto nesta sexta-feira, a Prefeitura de Aparecida também concluí o recapeamento das principais vias da região juntamente com revitalização da sinalização de trânsito, melhorando a mobilidade urbano para milhares de condutores que trafegam na região.

O viaduto recebe o nome do ex-vereador e presidente da Câmara Municipal João Antônio Borges. O projeto para nomear a obra homenageando o parlamentar aparecidense, foi aprovado por unanimidade na Casa de Leis de Aparecida.

Fonte: Rodrigo Augusto

Mais Notícias