Gustavo participa de assembleia que discute fortalecimento dos municípios brasileiros

Por Rodrigo Augusto

13 de março de 2019

Por Rodrigo Augusto

13 de março de 2019


Foto: Foto: divulgação

Encontro realizado em Brasília discutiu diversos temas como aumento do repasse do FPM, Fundeb entre outros. Gustavo foi convidado a integrar diretoria da entidade

Nesta quarta-feira, 13, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, participou da 1º Assembleia Geral da Associação Brasileira de Municípios (ABM) de 2019. O evento, que foi realizado na sede nacional da entidade em Brasília-DF, contou com a participação de prefeitos de diversas cidades brasileiras e discutiu pautas municipalistas como aumento do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), novas políticas propostas para os municípios pelo Governo Federal e questões relacionadas ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Os gestores expuseram na assembleia preocupações com questões que atingem diretamente a administração municipal como, por exemplo, saúde e educação. A intenção da entidade é discutir e promover políticas públicas que possam contribuir para o fortalecimento e recuperação econômica e social das cidades, que salva as exceções, enfrentam uma grande crise financeira que prejudica o funcionamento da máquina pública municipal e, em alguns casos, compromete até o pagamento do funcionalismo.

Conhecedor das dificuldades enfrentadas pelos prefeitos, Gustavo sugeriu que sejam colocadas em pauta discussões acerca da Lei de Responsabilidade Fiscal. O gestor explicitou durante o encontro que alguns projetos e programas federais são executados pelos municípios sem contrapartida da União, aumentando o custo para as prefeituras, inclusive, com elevação da folha de pagamento.

“Quando uma criança precisa de uma vaga em escola ou Cmei, o pai ou a mãe não vai atrás do presidente, do governador, vai atrás dos prefeitos. Portanto a responsabilidade de resolver todos os problemas que as pessoas vivem no dia a dia, fica para os prefeitos que estão mais próximos da população em seus respectivos municípios”, lembrou Gustavo durante a assembleia da ABM.

O presidente da ABM e prefeito da cidade gaúcha de São Leopoldo, Ary José Vanazzi, apontou ao longo da assembleia que os gestores municipais devem ficar atentos a possíveis alterações nas políticas de distribuição de repasse para os municípios brasileiros e ainda trabalharem pelo fortalecimento de suas respectivas cidades junto à União.

“Há uma mudança no debate estratégico no cenário federal, que os prefeitos precisam acompanhar e estar atentos, porque buscamos pautas municipalistas, defendemos princípios básicos e temas específicos que afetam diretamente a população, como repasses do Fundeb, por exemplo”, expôs. Vanazzi também lembrou que as prefeituras são prejudicadas quando os governos estaduais e o federal não participam de programas e projetos que são desenvolvidos nas cidades brasileiras.

Convite

Gustavo Mendanha aceitou o convite do presidente da ABM, Ary José Vanazzi, para participar ativamente da diretoria da associação. A ABM trabalha iniciativas que visam descentralizações administrativas e econômicas com objetivo de dotar as prefeituras de recursos financeiros e técnicos, propondo soluções objetivas aos problemas enfrentados pelos municípios. A associação também promove estudos que são encaminhados aos poderes competentes, sugerindo-lhes medidas oportunas para o progresso e bem-estar das coletividades.

Ao aceitar o convite, o prefeito sugeriu ao presidente da ABM que um novo encontro da entidade seja realizado em Aparecida para que sejam discutidos e apresentados os problemas do município ao Governo Federal.

Ainda em Brasília, o prefeito Gustavo Mendanha e o secretário da Casa Civil, Olavo Noleto, cumpriram agenda no Ministério da Educação onde protocolaram documentos e solicitaram uma audiência com o ministro da pasta, Ricardo Vélez para apresentar as demandas da cidade na área.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)