Gustavo reinaugura oficialmente UPA Brasicon

Por Ana Clara Dias - SMS

26 de fevereiro de 2018

Foto: Wigor Vieira - SMS

O prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de Saúde Edgar Tollini realizaram nesta segunda-feira (26) visita técnica à Unidade de Pronto Atendimento Cairo Louzada, no setor Brasicon. Durante a visita, os gestores descerraram a placa de reinauguração, entregando oficialmente a obra para a população. Após passar por reforma, a UPA retomou os atendimentos no início de fevereiro. Não houve solenidade formal em respeito aos pacientes internados e pessoas que buscavam por atendimento no local. A deputada estadual Isaura Lemos (PCdoB) também esteve presente.

A UPA Brasicon já realizou, em 15 dias de reabertura, 3.693 atendimentos após a reforma. Com a entrega da unidade, Aparecida conta agora com cinco unidades de urgência e emergência em funcionamento pleno. “Sabemos da importância da UPA Brasicon para Aparecida e principalmente para essa região central. A reforma melhorou a qualidade no atendimento prestado à população e as condições de trabalho dos profissionais que atuam na unidade. Saúde é prioridade na nossa gestão e estamos trabalhando muito para ampliar o acesso a uma saúde pública que o aparecidense merece. O nosso próximo passo é entregar o Hospital Municipal”, salienta o prefeito Gustavo Mendanha.

O secretário de Saúde Edgar Tollini também destacou conquistas importantes da atual gestão na área da saúde. “Além da reforma, inauguramos a UPA Flamboyant, entregamos quatro Unidades Básicas e estamos com projetos inovadores para ser implementados na atual administração. Em breve entrará em funcionamento o Centro de Especialidades e o Hospital Municipal, que vão melhorar bastante o acesso a um atendimento de qualidade e humanizado, principalmente no atendimento especializado e vagas de UTI, que hoje é um problema nacional”, destacou.

Segundo o Departamento de Engenharia da Secretaria de Saúde foram feitas revisão da cobertura, troca do telhado, adaptações na parte elétrica, criação de pontos hidráulicos, troca de portas, pintura interna e externa, pavimentação das entradas, além de colocação de cerâmica e bate maca nas paredes. A unidade também conta agora com novos ambientes como leito de isolamento na estabilização e sala de contra referenciamento responsável na recepção.

No local também foram feitos revisão e troca de calhas e rufo, revisão de parte elétrica de tomadas, luminárias e ar-condicionado, revisão de toda rede de gases medicinais e acréscimo de um ponto de gases, adequações de ambientes e troca de todo piso do estacionamento em concreto. A obra foi orçada em cerca de 380 mil.

A feirante Maria da Conceição Silva esteve na unidade com o filho. “Melhorou bastante o ambiente. A impressão que temos é que com coisas novas a unidade fica até mais limpa, arejada. Trouxe meu filho para ser atendido, ainda bem que não é nada grave e vamos para casa”, comemorou.

“Quero agradecer ao prefeito e secretário em nome da nossa comunidade pela reforma e por estar sempre trabalhando para que a saúde venha se transformando no melhor. Com certeza a equipe da UPA também merece destaque, por prestar um serviço digno do jeito que a população merece”, enfatizou o vereador e representante da região Rosildo (PP). O vereador Hilário Giacomet (PSB) também falou levando ao prefeito Gustavo os cumprimentos da comunidade. “Agradeço a todos em nome do prefeito. Nossa comunidade está muito feliz”, acrescentou.