Haitianos que moram em Aparecida recebem assistência para inserção no mercado de trabalho

9 de maio de 2017

Foto: Jhonney Macena - Secom

Aparecida de Goiânia, 17 de junho de 2015 – O Secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Adriano Montovani, recebeu na tarde desta quarta-feira, 17, em seu gabinete, um grupo de aproximadamente 30 haitianos que moram no Setor Expansul, em Aparecida. Eles procuram emprego e cursos profissionalizantes no município e pediram o auxílio da prefeitura. “Pelo histórico dos haitianos, por tudo que já passaram e sofreram, vamos dar todo o apoio necessário e ajudar no que for possível para inseri-los no mercado de trabalho e dar uma condição de vida digna para eles e suas famílias”, destacou o secretário.

O grupo faz parte de uma colônia de cerca de 400 haitianos que residem no Setor Expansul, região central do município. Alguns chegaram no Brasil há mais de dois anos fugindo da miséria e da falta de infraestrutura após o terremoto de 2010. Com a facilidade em encontrar trabalho por aqui e devido à expansão das comunidades no país, mais haitianos chegam todos os dias em Aparecida, uma média de quatro a cinco imigrantes, segundo a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda.

Quem fez o primeiro contato com os refugiados e hoje assistem-nos de perto é o missionário da Igreja Metodista, Edson Rodrigues Machado. Ele conta que todos os imigrantes estão legalizados no país e fazem a renovação dos documentos de seis em seis meses na Polícia Federal. “É importante deixar claro que eles não estão aqui provisoriamente. Eles querem ficar no Brasil, são pessoas ordeiras, trabalhadoras e que só querem um pouco mais de qualidade de vida”, relata o missionário.

Professora voluntária da Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro da Igreja Metodista, Kátia Campos, ministra aula de Língua Portuguesa aos haitianos. Devido a quantidade de atendidos pela igreja, ela pediu para que a prefeitura disponibilize uma unidade escolar no bairro. “Viemos solicitar, além do encaminhamento ao trabalho, as dependências da Escola Municipal Camila Scalliz, no setor, para que eles possam ter aulas de Língua Portuguesa, além da colaboração da comunidade na doação de roupas, calçados e cobertores”.

Outra solicitação urgente do grupo é a disponibilidade de vagas em creches e CMEIs para sete crianças, duas delas ainda bebês, que vieram com as mães do Haiti. Para tratar desse assunto, uma nova reunião está agendada para esta sexta-feira, 19, no gabinete do prefeito Maguito Vilela com o gestor e os secretários Domingos Pereira (Educação), Vânia Cristina (Saúde) e José Ribamar Gomes (Assistência Social). “Vamos vestir essa camisa porque acreditamos que os haitianos que moram em Aparecida são pessoas de bem e que precisam ter os seus direitos resguardados”, afirmou o secretário Adriano Montovani.

—

Doações aos haitianos