Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia tem milésima alta de paciente curado da Covid-19

Por Polliana Martins

11 de dezembro de 2020

Por Polliana Martins

11 de dezembro de 2020

Foto: Enio Medeiros

Mesmo fazendo parte do grupo de risco para a doença, aos 82 anos de idade, Raimundo não precisou ser internado na UTI e hoje, curado, recebeu alta em cerimônia festiva

Raimundo Rodrigues, de 82 anos, é o milésimo paciente curado da Covid-19 a ter alta no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), referência no tratamento da doença. Muito emocionado, o aposentado deixou o hospital na tarde desta sexta-feira, 11 de dezembro, sob aplausos de familiares, amigos e da equipe de médicos, enfermeiros e outros profissionais da unidade.

Antes de ir para casa, Raimundo passou pelo “corredor da vida”, como é chamado o acesso ao saguão da ala de emergência para os que são curados da infecção pelo novo coronavírus. Lá começaram as salvas de palmas que duraram vários minutos e o acompanharam até um banner comemorativo da milésima alta enfeitado com balões coloridos.

Vidas salvas e alegria

Após a celebração, o diretor geral do HMAP, Ronny Rezende, destacou que “em dias de números tão negativos e expressivos sobre a covid-19 no Brasil e no mundo, torna-se ainda mais importante comemorarmos e darmos ênfase a essa milésima alta. Nossas equipes trabalham arduamente para oferecer a melhor atenção possível de forma humanizada, segura e com conforto para todos. São tempos difíceis e de apreensão para familiares e amigos de pessoas com a doença. Poder restabelecer mais uma vida e alegrar toda uma família é o mais importante para nós.”

Alerta durante a pandemia

Segundo dados do HMAP, a unidade possui, atualmente, 120 leitos hospitalares exclusivos para tratamento do novo coronavírus, sendo 60 UTI’s e 60 enfermarias. A atenção prestada tem foco no bem-estar dos pacientes e está permanentemente sob avaliação da secretaria municipal de Saúde SMS) para corrigir quaisquer gargalos.

Situação atual de Aparecida

Aparecida tem 98% dos contaminados com Covid-19 já recuperados, informou, nesta quarta-feira , 9, o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães. Ele relatou ainda que, até as 17 horas desta quinta-feira, 10 de dezembro, o município já realizou 153.782 testes de diagnóstico de Covid-19 tipo RT-PCR. Dos 40.553 casos confirmados da doença, 39.730 estão curados. No momento, Aparecida possui 283 casos ativos, que estão hospitalizados ou monitorados pela Telemedicina, oxímetros e exames.