Hospital Municipal já conta com 100 leitos de internação em funcionamento

Por Camila Godoy

26 de fevereiro de 2019

Foto: Rodrigo Estrela

Com 100 leitos em funcionamento, sendo 20 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), o Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) beneficia os milhares de moradores da cidade e região com atendimento de qualidade. O balanço das atividades realizadas pela unidade durante seus dois meses de operação foi apresentado na manhã desta terça-feira, 26, na sede do Hospital, pelo prefeito Gustavo Mendanha e pelo secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, durante coletiva à imprensa.

De acordo com os dados divulgados, o HMAP já realizou 130 admissões de pacientes em leitos de UTI e enfermaria, com 560 diárias de internações, mais de mil consultas e 300 exames. Os atendimentos estão seguindo o cronograma de funcionamento previsto para a unidade. A expectativa é de que até julho deste ano a segunda etapa seja implantada e até dezembro o Hospital esteja em plena atividade.

“Estou muito feliz em entregar para a nossa população um hospital de alta complexidade. O HMAP completou o ciclo da rede de Urgência e Emergência da nossa cidade e já reduziu o tempo de espera dos nossos pacientes para internação em UTI . Estamos trabalhando para transformar a história da Saúde de Aparecida e deixando ela cada vez mais independente, sendo referência e oferecendo serviços, inclusive, para outros 55 municípios”, destacou Gustavo Mendanha.

Para o secretário Alessandro Magalhães, o Hospital tem impactado positivamente toda a rede. “Temos alcançado os resultados esperados e trabalhado cada vez mais para aperfeiçoar nossos serviços. Nesse sentido, a Prefeitura instituiu uma comissão técnica para acompanhar semanalmente os indicadores do Hospital. Os relatórios serão encaminhados à Câmara Municipal, ao Tribunal de Contas do Município, ao Conselho Municipal de Saúde e ao Ministério Público. Além disso, o Hospital Sírio-Libanês, nosso parceiro e referência nacional, também acompanhará o trabalho do HMAP”, pontuou.

Visita

Após a coletiva de imprensa, os gestores conduziram o público em uma visita pela unidade, apresentando as dependências do Hospital. Ao conhecerem os leitos de enfermaria, a acompanhante Marli Miranda relatou: “Estou há uma semana acompanhando minha mãe e sigo encantada com o atendimento e a infraestrutura do local. Todos foram muito receptivos e o quarto é muito confortável. Nota dez!”

HMAP

O Hospital Municipal de Aparecida tem 230 leitos, sendo 30 UTI´s, 20 leitos destinados à urgência e 180 apartamentos. A unidade abrigará os primeiros leitos de internação pediátrica da cidade, evitando assim o deslocamento intermunicipal de quem precisa do serviço. No local serão realizados cerca de 1,2 mil atendimentos de urgência e emergência, mais de 900 internações, 11 mil atendimentos ambulatoriais e 25 mil exames, todos os meses. Serão oferecidas ainda cirurgia geral, pediátrica, ortopédica, cardíaca e urológica.

Cronograma de funcionamento

Para garantir a segurança do paciente, o funcionamento do HMAP tem ocorrido em etapas, conforme o cronograma abaixo:

• 20/12/18 – abertura da ala ambulatorial de clínica médica e cirúrgica;
  • Fevereiro – entraram em funcionamento 60 leitos de enfermaria clínica, 20 leitos de UTI adulta, 20 leitos de urgência, duas salas cirúrgicas, laboratório clínico, radiologia, ultrassonografia, endoscopia e exames de diagnóstico;
  • Julho de 2019 – mais 30 leitos de clínica médica, 30 de pediatria, 10 de UTI pediátrica, ressonância magnética e tomografia entram em funcionamento;
  • Dezembro de 2019 – começam a funcionar mais 60 leitos de clínica cirúrgica e oito salas cirúrgicas.