Idosos com idade acima de 65 anos são vacinados contra a Covid-19 em Aparecida

Por Daniela Ribeiro

25 de março de 2021

Foto: Claudivino Antunes

Cidade conta com sete postos de vacinação da 1ª dose, dois deles é no sistema drive-thru, sem necessidade de agendamento

“É uma dose de esperança para nós todos”. Foi com esta frase que a senhor Valter Cândido da Silva de 67 anos agradeceu a dose da vacina AstraZeneca/Oxford recebida na manhã desta quinta-feira, 25. Ele, que mora no Setor Conde dos Arcos, veio de bicicleta para ser vacinado no drive da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela. “Eu estava na expectativa de chegar na minha idade e como não tenho carro, vim de bicicleta. Eu vou a qualquer lugar de bicicleta até tomar a vacina. Estou realizado, graças a Deus”, disse o idoso que é aposentado como servidor público.

O senhor Valter foi um dos primeiros idosos vacinados em Aparecida na faixa etária acima de 65 anos. A idade para receber a vacina foi ampliada após o recebimento de uma nova remessa de doses pelo Ministério da Saúde. No total, Aparecida recebeu 11,8 mil novas doses nesta 8ª remessa, portanto, a partir desta quinta-feira, 25 de março, pessoas com mais de 65 anos de idade poderão ser imunizadas nos sete postos fixos da cidade. Para receber a vacina é necessário ter em mãos documento de identidade, cartão SUS ou CPF e comprovante de endereço.

Quem também estava feliz ao ser vacinado era o senhor Reginaldo Sousa. “É muita alegria em receber essa vacina. Levantei 2 horas da madrugada e vim pra cá. E valeu a pena demais! Estamos na torcida para que todos sejam vacinados. Enquanto eu não tomar a segunda dose, e ver meus filhos e netos vacinados vou continuar me cuidando usando mascara”, salientou o idoso. “Estou muito feliz em tomar a primeira dose. Estava aguardando muito”, disse também a idosa Estela Lobo de Lacerda.

A imunização está disponível no drive-thru da Cidade Administrativa (Região Central), que teve as tendas ampliadas, formando quatro fileiras no ponto de aplicação da vacina, para agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera. Há ainda o drive-thru Centro de Especialidades (Jardim Boa Esperança). Em ambos não é necessário agendamento. Os dois postos têm capacidade de aplicar 1,5 mil doses diárias, entre 8h e 19h cada. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, a vacinação ocorrerá mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O link para acesso à ferramenta está disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). Foram ofertadas 1,2 mil doses para as unidades, que já foram preenchidas.

“Assim como nos primeiros dias das faixas etárias anteriores, tivemos hoje uma alta demanda de pessoas em busca da vacina. Nós sabemos da expectativa da população para receber a vacina e trabalhamos com um só objetivo: imunizar o maior número de pessoas possível. Em Aparecida há hoje, conforme estimativa do IBGE, 14 mil idosos entre 65 e 69 anos à medida em que chegarem novas remessas, continuaremos vacinando e ampliando a imunização para outras idades até atingirmos toda a população aparecidense, que é o desejo do prefeito Gustavo Mendanha”, pontuou a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, que explicou ainda que senhas foram distribuídas no meio da tarde desta quinta para garantir a vacinação de quem estava na fila até às 19h.

Balanço

Até a manhã desta quarta-feira, 24, Aparecida de Goiânia já aplicou 37.856 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 26.426 referentes à primeira dosagem e 11.430 referentes à segunda. 367 idosos e deficientes institucionalizados, 839 idosos acamados e 19.468 idosos com mais de 70 anos já receberam os imunizantes, entre dose 1 e dose 2. Além disso, 17.182 vacinas já foram aplicadas em profissionais de saúde. Ao todo, o município recebeu 38.700 doses para primeira aplicação e 13 mil para a segunda aplicação. O estoque atual é de doses 1 é de 12.395 e de doses 2 é de 1.570.