Implantação de Polo Têxtil em Aparecida é discutido em reunião com investidores do ramo da confecção

Por Rackel Vieira

9 de novembro de 2018

Por Rackel Vieira

9 de novembro de 2018

Foto: Enio Medeiros

A franca expansão industrial e do desenvolvimento econômico dos últimos anos de Aparecida de Goiânia, tem despertado a atenção de grandes empresas e investidores. Além da localização geográfica privilegiada e os cinco pólos empresariais e industriais que impulsionam o turismo de negócios, o setor têxtil surge com um leque de possibilidades para o fortalecimento da economia do município e uma delas é a criação de um polo de moda. A proposta foi apresentada ao prefeito Gustavo Mendanha nesta sexta-feira, 09, pelo presidente do Mega Moda, Carlos Luciano Ribeiro durante reunião realizada no empreendimento com a presença de diversos empresários do ramo.

Como idealizador do projeto, o presidente do Mega Moda, destacou que o objetivo é melhorar a produção e consequentemente aumentar a distribuição dos produtos produzidos pelos confeccionistas goianos.  “Recebemos pessoas de todos os cantos do país para fazer compras nas milhares de lojas distribuídas por Goiânia e a intenção é ampliar as oportunidades de locais de revendas, com menor custo e com a qualidade de sempre. O novo polo vai disponibilizar mais ferramentas para que o lojista/confeccionista aumente sua produtividade, reduza seu custo de produção e potencialize o lucro, focando na produção de moda em vez de peças. Com a obra em Aparecida, Goiás se tornará o melhor Centro de Distribuição e Produção de Moda do Brasil”, explicou.

Com um número significativo de empresas instaladas na cidade – 240 confecções – o empresário explica que Aparecida de Goiânia foi escolhida porque tem vocação industrial e apresenta uma ótima localização. “Em Goiás já existe algumas cidades que estão voltadas para produção de moda como Taquaral, Pontalina, Itaguaru, Jaraguá, Catalão, Itaguari, e ao longo do tempo, foram atraindo cada vez mais, confecções. Mas de uma forma descentralizada, não planejada. A ideia é que Aparecida se torne um distrito industrial de moda, que seja referência no ramo de confecção”, ressaltou Carlos.

Na ocasião, o projeto também foi apresentado aos possíveis investidores, os lojistas da região da 44 em Goiânia, que buscam meios de  avançar sua produção. “A possibilidade de ter um local para centralizar nossos investimentos, reduzindo as despesas e custos de produção, nos farão produzir e vender mais, aumentando nosso lucro e consequentemente gerando mais renda e receita para as cidades e o Estado. Estou entusiasmada com a criação deste novo polo, que trará também mais segurança e qualidade de mão-de-obra”, disse a empresária Fabiana Rosa de Jesus.

O prefeito Gustavo Mendanha sinalizou interesse pela proposta e sublinhou aos presentes que Aparecida tem se destacado na área industrial, sendo o município que mais gerou empregos no estado em 2017, e mais de 46 mil CNPJ´s ativos e isso chama a atenção dos investidores de várias regiões do país e de outros países, que aproveitam ainda a boa localização do município. “A cidade já possui grandes confecções como a Sallo, M Pollo e  Ticby Frittz. E agora mais seis marcas renomadas estão previstas para chegar como as Restoque, Dudalina, Rosa Chá, John John, Bo.Bô e Lily Belle. A localização boa, onde somos cortados por duas rodovias federais e estamos no centro do país, favorece a logística de escoamento da produção e isso atrai os empreendedores. Além disso, temos uma política de incentivo fiscal bastante atrativa”, destacou.

A proposta é que a área para implantação do polo seja cedida pela Prefeitura de Aparecida e os lojistas invistam na construção. “Vamos analisar detalhadamente o projeto para a viabilização do terreno, seguindo todas as determinações legais, pois este polo beneficiará muito a cidade, gerando renda e emprego para nossos moradores. Uma das áreas que tem potencial para receber as obras fica ao lado do Anel Viário, na região do Polo Industrial  e possui cerca de 140 mil m². A localização é excelente”, salientou o prefeito Gustavo Mendanha ao final da reunião com os empresários.