“Impor limites e dar exemplo são princípios básicos na educação de filhos”, diz Psicanalista

Por Felipe Fulquim

26 de junho de 2019

Por Felipe Fulquim

26 de junho de 2019


Foto: Wigor Vieira

Jairo de Paula falou sobre esses valores e destacou pontos da educação familiar em paralelo a educação escolar em ciclo de palestras que começou ontem em Aparecida

As relações familiares e sociais com foco na interação entre diferentes gerações sobre o prisma da psicologia e da psicanálise. Esse foi o cerne das duas conferências realizadas ontem pelo professor mestre e doutor em psicanálise Jairo de Paula em duas escolas no município. As falas com a comunidade fazem parte do evento Palestra da Família: como preparar seu filho para o futuro? que reuniu pais, alunos e profissionais da rede municipal de Educação de Aparecida de tarde na Escola Municipal Valdir Gonçalves de Aguiar e a noite no Jardim Tiradentes e na Escola Municipal Vilmar Gonçalves da Silva, no Setor Garavelo.

A abertura do ciclo de palestras na EM Valdir Gonçalves de Aguiar contou com a presença do vice-prefeito Veter Martins e da secretaria municipal de Educação, Cultura e Turismo, Valéria Pettersen, que destacou a importância deste tipo de ação para integração entre as escolas e as famílias. “Esse evento é a oportunidade de reforçarmos com os pais a importância que eles têm no processo de dar atenção aos seus filhos, pois a educação não se constrói apenas na escola, o educar é na família, por isso, para termos uma aprendizagem de qualidade é fundamental a união entre a escola, a família e comunidade.

E nós do poder público temos que promover e fomentar essa integração. Cada um de nós passamos por uma formação diferente e o que transmitiremos para nossos filhos? É isso que iremos discutir nestes dois dias de palestras”, ressaltou. Participou da primeira sessão da palestra o radialista da Sucesso FM, Messias, que na oportunidade compartilhou suas experiências familiares e profissionais com os presentes.

O vice-prefeito Veter Martins enalteceu a iniciativa da secretaria e relatou sua experiência pessoal de participação na vida escolar de suas filhas. “A participação dos pais no processo de educação dos seus filhos é importante também fora do lar. Eu e minha esposa criamos nossas duas filhas com esses princípios participando ativamente das reuniões escolares e acompanhando o rendimento delas na escola. Esse trabalho feito pela Secretaria de Educação com o apoio da prefeitura e do prefeito Gustavo Mendanha é fundamental para preparar as crianças do amanhã. A escola é o lugar em que essas crianças terão o aprendizado pedagógico, mas é importante que a educação familiar esteja presente na vida delas também e essas palestras auxiliam neste processo.”

Opiniões

O palestrante Jairo de Paula reforçou em suas falas nas duas palestras realizadas ontem a importância de se manter um diálogo franco e tolerante de modo a fortalecer as relações interpessoais. Ele também pontuou os principais aspectos que levam a uma maior integração entre a educação familiar e a educação escolar. “O foco é a família. Nosso objetivo é trazer para os pais ferramentas para lidar com seus filhos em um mundo onde escola, família e a igreja mudaram. Não é mais possível educar nossos filhos com as mesmas estratégia que fomos educados. É importante ressaltar que mesmo com essas mudanças e com as diferenças entre gerações, valores como honestidade, lealdade, respeito e limites, precisam continuar sendo transmitidos. Impor limites e dar exemplo são princípios básico na educação de filhos. A criança nasce boa e precisa ser estimulada pela educação para organizar sua vida até a fase adulta. E esses princípios trabalhados em parceria com a educação escolar é fundamental para evitar transtornos como os altos índices de suicídio”, comentou.

Presente na palestra vespertina, a dona de casa, Marinete Amorim, falou sobre suas impressões do que ouviu durante a fala do doutor Jairo de Paula. “É importante participar de palestras como essa para reforçar aspectos do nosso papel de família na educação em casa e o da escola na alfabetização dos nossos filhos. Crio meu filho, Lukas Henrique de 6 anos, sozinha, e nesta palestra vi que estou no caminho certo, pois tenho dado a atenção correta ao brincar com filho e ao ensiná-lo valores e princípios”, contou.

Moradora do Jardim Tiradentes e mãe dos estudantes Gabriel Luiz, de 9 anos e Sara Jasmim, de 6 anos, dona Eunice Nunes falou sobre suas experiência na criação dos seus filhos em paralelo ao que ouviu durante a palestra. “O palestrante nos apresentou princípios que todos os pais precisam saber para criar bem seus filhos. Um dos principais pontos que ele abordou que tenho colocado em prática em casa é a imposição de limites para meus filhos. Isso é fundamental para manter a ordem na nossa família, o que é refletido no comportamento deles também na escola”, destacou.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Aparecida de Goiânia em parceria com o Instituto Inteligência Educacional, o ciclo de palestras com o professor Jairo de Paula será encerramento essa noite, a partir das 19 horas, na Escola Municipal de Educação Integral Profª Vinovita Guimarães da Silva (Rua Nelson Toledo da Silveira, St. Agenor Modesto).

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)