Desafio Aparecida em Boa Forma ganha mais um núcleo no Parque Ibirapuera

Por Thayza Marins

1 de novembro de 2019

Foto: Claudivino Antunes

Transformar Aparecida em uma cidade mais saudável. Este é o intuito do projeto Aparecida em Boa Forma, uma ação das secretarias de Saúde, de Educação e de Esportes. Com o sucesso do programa no primeiro núcleo, no Jardim Olímpico, o projeto será levado para outros bairros. E o primeiro a receber as atividades é o Parque Ibirapuera. O II Núcleo do projeto Desafio Aparecida em Boa Forma será sediado na Escola Municipal Menino Jesus e oferece a prática regular e monitorada de atividades físicas com acompanhamento nutricional, médico e psicológico aos participantes.

A inauguração do núcleo no Ibirapuera reuniu centenas de pessoas da comunidade local e de alunos da escola, que toparam a ideia de mudar de vida, focando na saúde física e mental. De acordo com o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão, 45 pessoas já se inscreveram para participar da ação e a expectativa é que mais pessoas se inscrevam nos próximos dias.

“O Aparecida em Boa Forma foi idealizado pelo prefeito Gustavo Mendanha há um ano atrás e como não queremos que o projeto comece e termine sem resultados positivos, fizemos um projeto focado na melhoria da vida das pessoas, com acompanhamento esportivo e nutricional. Esse projeto é muito bem fundamentado, e com o sucesso dele, estamos ampliando para novas turmas e com mais vagas. Só nesta noite tivemos 45 inscrições de pessoas que decidiram por uma vida mais saudável”, comentou o secretário.

Antes do início das atividades da noite de estreia, os participantes passaram por consultas individuais com médico cardiologista para darem início à bateria de exames.  “Nossa equipe de saúde está a disposição para cuidar dos participantes da melhor forma possível. Serão realizados exames e um acompanhamento rigoroso, para que todos possam praticar as atividades da melhor forma possível sem nenhuma restrição”, informou o Superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção.

Simone Coelho Lima, 37 anos, é moradora do Parque Ibirapuera há dois anos e se inscreveu no programa para melhorar sua saúde. “Olha já tem um tempinho que estou fazendo caminhada na pista de cooper aqui do setor e antes eu sentia muita dor de cabeça, dor no corpo, meus nervos parece que ficavam travados. Depois que comecei a caminhar melhorou bastante. Agora com esse projeto perto de casa eu não pensei duas vezes em me inscrever, estou muito ansiosa porque sempre tive vontade de fazer aula de zumba e ser acompanhada nos exercícios por um profissional e agora vou ter a oportunidade”, disse Simone.

As atividades físicas serão realizadas duas vezes por semana com preparadores físicos. A novidade é que agora os participantes poderão dançar Zumba, praticar Capoeira e Karatê, tudo com professores capacitados. As aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras, das 18h às 19h na Escola Municipal Menino Jesus. “Estou muito feliz porque trabalhamos com resultado e esse projeto não foca só os núcleos, ele envolve o Centro Olímpico, as pistas de caminhada, ATI’s, praças e toda estrutura esportiva que gera saúde para a comunidade”, destacou a coordenadora do programa, Bruna Aniele, que é nutricionista.

O projeto

O Desafio Aparecida em Boa Forma oferece atividades supervisionadas por professores de educação física, em escolas municipais, duas vezes por semana, no período noturno. Profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas realizam o acompanhamento dos participantes durante três meses, período de duração de cada ciclo do projeto, inclusive com a realização de exames específicos.