Índice de positividade para covid em Aparecida é de 27% na primeira quinzena de julho

Por Camila Godoy

19 de julho de 2021

Por Camila Godoy

19 de julho de 2021


Foto: Enio Medeiros

Há um ano, durante a primeira onda da pandemia, a taxa estava em 37%. Redução aponta cenário mais estável

Em Aparecida de Goiânia, a cada quatro pessoas testadas com RT-PCR para diagnóstico da covid, na primeira quinzena deste mês de julho, em média, uma foi diagnosticada com a doença. A taxa de 27% aponta cenário estável e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) credita o resultado às estratégias da cidade, como o escalonamento social, rastreamento de contatos dos casos confirmados, avanço da vacinação, dentre outros fatores.

Há um ano, quando a cidade enfrentava a primeira onda da pandemia, na primeira quinzena de julho, a cada três testados um era diagnosticado com a doença. O índice de positividade estava em 37%, dez pontos percentuais acima do mesmo período deste ano. Além disso, à época, o município contabilizava 9,1 mil testes RT-PCR realizados, 1.096 casos confirmados e 18 óbitos. Hoje, a cidade já soma cerca de 328 mil testes RT-PCR realizados, 74.719 casos confirmados e 1.460 óbitos.

“Hoje, quando olhamos esses números, vemos por quanta coisa passamos. Julho de 2020, em especial, foi um mês muito difícil e desafiador para nós. Um período em que lançamos mão de diversas estratégias exitosas para enfrentamento da pandemia. Essas ações repercutem e se mantêm até hoje, possibilitando ao município um maior controle do coronavírus, com um único objetivo: salvar vidas! Inclusive, nosso planejamento e ações inspiraram outras cidades. E se hoje temos um dos menores índices de letalidade dentre as grandes cidades brasileiras, é graças a essas estratégias pensadas lá atrás”, afirma o prefeito Gustavo Mendanha.

Sobre o cenário de julho do ano passado, o secretário de Saúde Alessandro Magalhães destaca: “A testagem com exame padrão ouro havia sido ampliada há cerca de dois meses e meio e novos postos de coleta entravam em funcionamento. A rede municipal de saúde já havia sido preparada, com a estruturação de 130 novos leitos de UTI exclusivos para tratamento da covid. Iniciamos também o escalonamento social intermitente, com 98% de adesão dos comerciantes. O programa de monitoramento com exames a cada 48 horas, tomografia e empréstimo de oxímetros para pacientes de risco estava prestes a ser lançado, bem como a iniciativa dos mutirões de visitas domiciliares para identificar e testar pessoas com sintomas da covid. Muitas frentes que somadas nos proporcionaram salvar milhares de vidas”.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)