Iniciada campanha contra o uso de cerol em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 07 de junho de 2013 A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Guarda Civil Municipal a Polícia Militar e Polícia Civil, lançou nesta sexta-feira, 07, no Jardim Repouso, a terceira edição da campanha “Cerol não, a vida não pode acabar por um fio”. Na ocasião, as crianças da rede municipal de ensino apresentaram o resultado de uma oficina de confecção de pipas que participaram em suas escolas, com demonstrações da linha com cerol e seus perigos.

“Soltar pipa não é crime. Crime é soltar pipa com cerol”, ressaltou o prefeito Maguito Vilela (PMDB), ao alertar crianças e jovens da rede municipal de ensino que participaram do lançamento da campanha. “A conscientização é muito importante, por isso, a campanha é feita há três anos no município, nas nossas escolas, e com resultados positivos”, concluiu.

A campanha tem como objetivo conscientizar a população, começando pela comunidade escolar, para os riscos do uso do cerol nas linhas das pipas, que podem causar acidentes graves, podendo até matar. Durante o evento de lançamento foram entregues material educativo falando sobre os riscos do cerol e o uso da mistura. Os alunos da rede municipal de ensino e as bandas marciais da Escola Municipal Marista Sul e da Polícia Militar também participaram com apresentações artísticas.

Nos próximos dias, policiais militares, policiais civis e guardas municipais iniciarão um ciclo de palestras nas escolas para reforçar a conscientização dos alunos. “Nesta época do ano, o período das férias escolares e os ventos mais intensos contribuem para a prática da atividade. Portanto, é muito importante orientarmos nossos alunos antes do recesso escolar, mostrando todos os índices que o tema envolve para que entendam as conseqüências do cerol”, frisou o secretário de Educação Domingos Pereira.

CRIME – A Lei n° 2.843/2009 que proíbe o uso de cerol é de autoria do vereador Nascimento e foi regulamentada pelo Prefeito Maguito Vilela no mesmo ano. Quem solta pipa com cerol pode responder pelo crime de exposição da vida ou saúde de outrem a perigo. Em caso de acidentes, o crime passa a ser de lesão corporal e, em caso de morte, de homicídio. Já os menores, estarão sujeitos a medidas educativas.

Participaram do lançamento da campanha secretários da administração municipal, vereadores, moradores e membros da comunidade escolar.