Iniciado período de matrícula de 2013 em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Divulgação

O serviço está sendo utilizado pela primeira vez no município e disponibiliza 11.450 novas vagas para as escolas municipais e 1.210 para os Cmeis.

Aparecida de Goiânia, 03 Janeiro de 2013 – “Rápido e fácil”, assim foi definido pela senhora Josiete Moreira Nunes Souza, mãe do pequeno João Pedro Moreira Porto, o sistema de telematrícula online da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Ela fez a inscrição do filho, para o 1° ano, em período Integral, no Emei Retiro do Bosque, pelo site da prefeitura, www.aparecida.go.gov.br, durante a entrevista coletiva do secretário de Educação, Domingos Pereira, sobre o novo sistema de matrículas, iniciado nesta quinta-feira, 03. O prazo para as inscrições vai até o dia 10 de Janeiro e vale apenas para alunos novatos.

Os pais de alunos novatos do Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) poderão fazer a pré-matricula pelo  site da prefeitura – www.aparecida.go.gov.br. “O sistema é simples e avança automaticamente à medida que os dados são preenchidos. Os pais terão até o dia 17 de janeiro para confirmar a matrícula dos filhos na unidade escolhida, munidos das cópias dos seus documentos pessoais, do cartão de vacina dos filhos, certidão de nascimento e comprovante de endereço”, afirmou Domingos Pereira.

Ao todo, 12.660 novas vagas foram disponibilizadas pela rede municipal de ensino, hoje composta por 60 escolas municipais e 9 Cmeis. Deste total, 11.450 são destinadas ao ensino fundamental e 1.210 para os Centros Municipais de Educação Integral (Cmeis).”Estamos construindo 22 Cmeis no município e quatro já serão inaugurados entre março e abril deste ano, criando 480 novas vagas. Ou seja, estamos ampliando a rede para atender toda a nossa demanda, e o sistema de Telematrícula inclusive permitirá o mapeamento dessa demanda. Formaremos um cadastro de reserva para atender todas as solicitações à medida que os Cmeis forem entregues”, explicou o secretário.

O sistema de Telematrícula é todo informatizado e encaminha o aluno para a unidade escolar mais próxima de sua casa. Pelo site, www.aparecida.go.gov.br, o serviço ficará disponível 24 horas por dia, até o dia 10 de janeiro. Já pelo telefone 0800 940 0040, a solicitação pode ser feita das 7 às 21 horas. O atendimento é realizado por 12  atendentes e as ligações só podem ser realizadas de telefone fixo, inclusivo de telefone público. Ligações por celular não serão direcionadas.

Vale ressaltar ainda que as vagas dos alunos veteranos já estão garantidas. “Ao contrário do informado inicialmente, eles não precisarão acionar o serviço de Telematrícula em nenhum momento. Apenas os veteranos que querem se transferir é que deverão solicitar o encaminhamento na própria unidade onde estudam, também a partir de hoje, 3, e levar o documento até a unidade de sua preferência para a efetivar da matrícula”, enfatizou Domingos Pereira.