Inscrições para curso “Saúde e Segurança na Escola” foram prorrogadas e podem ser feitas online

Por Frederico Noleto

18 de julho de 2019

Por Frederico Noleto

18 de julho de 2019

Foto: Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que as inscrições para o curso “Saúde e Segurança na Escola” tiveram o prazo prorrogado e poderão ser realizadas até o dia 14 de agosto. O curso é resultado de uma parceria entre o município e a Universidade de Brasília (UnB), a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e os ministérios da Saúde e da Justiça e Segurança Pública e faz parte das políticas públicas de promoção do enfrentamento às situações de violência associadas ao consumo de álcool e outras drogas da Prefeitura de Aparecida. Ao todo terá duração de seis meses e é voltado para a formação de professores e profissionais das secretarias de Educação, Cultura e Turismo, de Assistência Social e também de Mobilidade e Defesa Social do município. Os interessados podem fazer sua inscrição aqui.

A coordenadora de Saúde Mental da SMS, Carolina Sartori, responsável pelo projeto no município, explica que os critérios de participação no curso são de que o inscrito faça parte do quadro de funcionários de escolas situadas em regioes que contenham alta violência e alta vulnerabilidade social, que essas escas estejam inseridas no Programa Saúde na Escola e que tenham alta presença de jovens de família beneficiadas pelo Programa Bolsa Familia. Segundo ela, as aulas acontecerão em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com encontros presenciais quinzenais e a carga horária é de 180 horas. A coordenadora explica ainda que os aprovados receberão certificado de curso de aperfeiçoamento emitido pela FIOCRUZ/Universidade de Brasília (UnB). “A mundanca do prazo e na forma de inscrição vai ampliar a participação desses profissionais e torná-la mais fácil e mais rápida. Esperamos que Aparecida tenha representantes de quase todas as unidades da rede de ensino”.

O conteúdo apresentará teorias e metodologias para o desenvolvimento de ações de redução dos fatores de risco e de enfrentamento de situações de violência associadas ao uso de álcool e outras drogas no ambiente escolar. Segundo Carolina, a proposta busca o desenvolvimento da escola enquanto espaço seguro e saudável para professores e alunos. Ao todo serão quatro módulos temáticos e um módulo de acompanhamento: “O educando em desenvolvimento na família e na escola”; “Conceitos e informações sobre álcool e outras drogas: fatores de risco e proteção”; “A Escola em Rede na promoção de saúde e segurança no território educacional”; “Redes protetivas para o enfrentamento da violência e dos riscos do envolvimento com drogas” e “Implementando o projeto de promoção de saúde e segurança na escola”.

“A ideia é formar os educadores das nossas escolas para que possam, em conjunto com os demais atores envolvidos na questão da Educação, da Saúde, da Segurança Pública e da Assistência Social, realizar a elaboração e a implementação coletiva de ações voltadas ao fortalecimento da comunidade escolar no que diz respeito ao enfrentamento das situações de violência em de todos os contextos de risco no envolvimento com álcool e outras drogas” – complementa a coordenadora.  O projeto acontece em todo o país e prioriza escolas situadas em localidades consideradas como de alta violência e vulnerabilidades, que estejam articuladas com a rede intersetorial pública voltada ao tema; que tenham no mínimo três educadores e um gestor inscrito; e com alta presença de jovens de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. O material didático é online, por isso, além da disponibilidade quinzenal para atividades em grupo, os inscritos também deverão ter acesso à internet. Maiores informações pelo telefone 3545-6070.