Servidores da Ronda Ostensiva Municipal são homenageados em sessão solene da Câmara de Vereadores

Por Rackel Vieira

12 de dezembro de 2018

Por Rackel Vieira

12 de dezembro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Na ocasião, o tenente da Polícia Militar que comemorou junto à torcida do Goíás Esporte Clube no Aeroporto Internacional de Goiânia, César Salustiano, também recebeu reconhecimento

Em homenagem ao grupo da Ronda Ostensiva Municipal de Aparecida de Goiânia (ROMU), ligado a Guarda Civil Municipal (GCM), foi realizada na noite desta terça-feira, 11, uma sessão solene na Câmara Muncipal. A solenidade foi uma propositura do vereador Arnaldo Leite (PMDB) que entregou o título de Honra ao Mérito aos 25 integrantes da ROMU ao lado do prefeito Gustavo Mendanha, vice-prefeito Veter Martins e dos demais parlamentares da Casa. O objetivo era condecorá-los pelos serviços prestados à segurança pública de Aparecida e também celebrar o aniversário de criação do agrupamento no município, comemorado no último dia 7.

Segundo o autor da proposta, o vereador Arnaldo Leite, a sessão é importante pois reconhece a excelência do trabalho desenvolvido pelos agentes especiais. “Criado em Aparecida há três anos, o grupo foi formado para combater o crime e atuar na defesa do cidadão aparecidense. A Ronda Ostensiva é especializada em patrulhamento tático, controle de distúrbio civil, combate ao tráfico de drogas e a diversas outras ocorrências, garantindo maior segurança na cidade. Por esse excelente trabalho desenvolvido em nosso município, fiz questão de homenageá-los e principalmente demonstrar nossa gratidão pelo empenho na segurança e bem estar dos nossos cidadãos”, destacou o parlamentar.

O prefeito Gustavo Mendanha ressaltou a importância do papel da GCM para a segurança em Aparecida. “Sem deixar de enaltecer o trabalho das outras forças de segurança, posso afirmar que, se Aparecida de Goiânia tem alcançado hoje índices satisfatórios no combate à criminalidade, isso é devido ao papel preponderante da Guarda Civil que tem  atuado com grande maturidade, em sintonia com as policias civil e militar”, enalteceu o prefeito, que aproveitou a oportunidade para noticiar que autorizou uma série de equipamentos para ROMU, como coletes, armas e novas viaturas.

O secretário de Mobilidade e Defesa Social, Luziano da Costa Vale, lembrou algumas ações importantes que foram realizadas pela ROMU nos três anos de trabalho. “A ROMU tem o papel de intensificar a atuação da Guarda Civil Municipal e resguardar ainda mais a segurança da população. E afirmo que não são todos os municípios que têm a oportunidade de contar com um grupo especializado em combater a criminalidade pesada como há aqui em Aparecida. Somente nesses últimos quatro meses os Guardas da Romu apreenderam mais de 300 kg de drogas, recuperaram diversos veículos roubados e também algumas armas de fogo e ajudaram na segurança do embaixador de Israel, Yossy Shelley, em visita à Aparecida”, ressaltou ele.

Para o homenageado, o comandante da ROMU, Danilson Pereira da Silva, o sentimento é de gratidão. “Tenho muito orgulho em fazer parte desta equipe tão competente. Nosso trabalho não é fácil, mas é muito gratificante. Eu só tenho a agradecer o reconhecimento, é um dia de festa para nós, até trouxemos nossas famílias para nos prestigiar”, disse o comandante que integra o agrupamento desde sua fundação. Atualmente a ROMU de Aparecida é composta por 25 componentes e, recentemente, mais 10 foram formados no Curso de Intervenção Tática (CIT) que vão compor a equipe em 2019.

Além de homenagear os guardas, a Câmara prestou homenagens ao Segundo Tenente da Polícia Militar de Goiás, César Salustiano Ribeiro pela atuação, que com criatividade e eficiência controlou uma multidão de torcedores no aeroporto da capital goiana, durante o desembarque dos jogadores do Goiás Esporte Clube após a subida para a Série A do campeonato Brasileiro. “Eu apoio e parabenizo a postura desse policial militar pelas ações que vem praticando na cidade de Aparecida de Goiânia e na Capital. Solidarizo-me com sua atitude no aeroporto, representa muito para os agentes de segurança pública, pois, não mais importante que os deveres em proteger, está o direito de se expressar como qualquer outro cidadão. Além disso, elevou o nome da nossa cidade a nível nacional por ter participado de uma partida de futebol com as crianças moradoras do setor Buriti Sereno aqui em Aparecida, por isso recebe essa homenagem”, pontuou o vereador Arnaldo Leite.